Sábado – Pense por si

9
Lucília Galha

Dor crónica: medicamento revolucionário a caminho

Pela primeira vez, em 20 anos, está prestes a ser aprovado um novo medicamento para a dor. A descoberta pode vir a ser tão revolucionária quanto o Ozempic foi para a obesidade. Razão? O novo analgésico não causa dependência. Mas há mais novidades: fatos com elétrodos que permitem que doentes com fibromialgia façam fisioterapia; uma espécie de cateterismo que trata as articulações com nanopartículas; ou o uso de células do sistema imunitário para curar doenças reumatológicas, como se faz no cancro.

Alexandre R. Malhado

Os dias agitados de Alexandra Leitão, a mulher em que Pedro Nuno confia

Deu aulas, geriu politicamente a abstenção do PS no Orçamento, falou sobre feminismo após chumbar juíza antiaborto no Constitucional – e foi lançada para ser candidata por Lisboa. Na semana do anúncio da viabilização do OE, a SÁBADO acompanhou Alexandra Leitão.

Do Amor Hospitalar

A obra do saudoso António Arnaut se ainda se mantém de pé não se deve a este governo, nem a de nenhum governo, ministros da saúde têm sido uma passerelle de almas que desconhecem a vida hospitalar e inventam soluções.

Sónia Bento

A vida incrível de "lady" Betty Grafstein

A viúva britânica casou-se com o exótico José Castelo Branco há quase 30 anos, passaram a vida em festas e pareciam felizes. Agora ela diz que ele a maltrata e não o quer ver.

A Newsletter O Melhor do Mês no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.