O day after das europeias
Antes de começar, fica já dita uma frase que iria repetir muitas vezes: gostaria de ser uma mosca na parede nas próximas semanas!
Antes de começar, fica já dita uma frase que iria repetir muitas vezes: gostaria de ser uma mosca na parede nas próximas semanas!
À medida que o Parlamento Europeu se fragmenta politicamente e se move mais para a direita, qualquer candidato a presidente da Comissão terá mais dificuldade em ser eleito porque não pode prometer tudo a todos em troca de votos.
No terceiro e derradeiro debate entre os candidatos à presidência da Comissão, von der Leyen considerou a líder dos Irmãos de Itália como pró-europeia, anti-Putin e defensora do estado de direito.
Descubra quem são os concorrentes de Ursula von der Leyen. Escolha obriga a acordos políticos entre os diversos partidos.
A presidente da Comissão Europeia demonstrou essa posição durante o primeiro debate entre candidatos à presidência da instituição.
Jian Guo foi acusado de ser "funcionário dos serviços secretos chineses" e de "transmitir repetidamente informações sobre as negociações e decisões no Parlamento Europeu" aos serviços secretos chineses.
A edição europeia do Político comentava que Costa, a figura com maiores probabilidades entre os socialistas europeus de vir a ocupar um lugar de topo, "não foi considerado culpado de nada e ainda pode vir a reclamar um emprego em Bruxelas".
Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, indicou que, após horas de reuniões, líderes dos Estados-membro não chegaram a "nenhuma maioria" sobre "qualquer candidato".
Martin Selmayr acredita que conservadores, socialistas e liberais alcançarão um consenso para criar uma ampla maioria pró-europeia.
“É muito elogioso, mas eu não sou candidato a nada a não ser às funções que exerço em Portugal”, afirmou o primeiro-ministro, indicando que está “muito concentrado” no seu trabalho.
Sabe como são eleitos os eurodeputados? E como são formados os grupos políticos?
O PS vai ganhar por mais que "poucochinho" nas próximas eleições europeias, a confirmarem-se as projeções do Parlamento Europeu que lhe atribuem 38,5% dos votos.
O evento que começa esta quinta-feira e prolonga-se até sábado poderá levar a constrangimentos na actividade da universidade.
Weber, actual líder do grupo do PPE no Parlamento Europeu, recolheu 492 votos dos delegados, contra 127 de Alexander Stubb, antigo primeiro-ministro finlandês
Candidato finlandês, Alexander Stubb, reuniu apenas 20% dos votos.
As eleições de 2019 servirão para escolher 705 deputados ao Parlamento Europeu, mantendo Portugal os 21 assentos que tem na actual legislatura, e, à partida, eleger o futuro presidente da Comissão Europeia