Portugal falha prazo europeu para redução de exposição ao amianto dos trabalhadores
A Comissão Europeia reforçou esta semana que a exposição ao amianto é responsável por 75% dos cancros profissionais na União Europeia.
A Comissão Europeia reforçou esta semana que a exposição ao amianto é responsável por 75% dos cancros profissionais na União Europeia.
Grupo de minerais usados na construção e relacionados com doenças como cancros, está presente em muitos mais espaços.
O amianto não está apenas nas coberturas de fibrocimento que estão a ser retiradas das escolas, alerta a Quercus. A deposição de amianto em locais não autorizados é também uma realidade que pode vir a agravar-se nos próximos tempos, já que os únicos aterros autorizados a receber este tipo de resíduos ficam na Chamusca.
Navio identificado como tendo 100 toneladas de amianto foi a leilão. Portugal pode estar a enviar resíduos tóxicos para países sem condições para os tratar.
Grup diz ter recebido denúncias que relatam que, pela falta de fatos e máscaras de proteção, os técnicos utilizam as proteções durante vários dias consecutivos.
Listagem de todos os edifícios públicos será divulgada até ao fim de junho. Quercus critica falta de avaliações de risco por técnicos especializados.
Segundo números do INE e da APA, entraram 34.373 toneladas em Portugal no ano de 2017, um aumento face às 18.951 toneladas em 2016, sobretudo com resíduos para serem depositados em aterro que contêm amianto.
Quercus cita dados da Organização Mundial da Saúde. Plataforma SOS AMIANTO diz ter recebido mais de 100 denúncias referentes a escolas e outros edifícios públicos e privados.
Sim, há. E falta lista atualizada das escolas onde já foi removido. Movimento vai acelerar protestos em Portugal e na Europa contra "inação do Estado"