Sábado – Pense por si

Alexandre R. Malhado

António, o tiro-no-pé, Tânger Corrêa

Do “Plano Kalergi” de substituição ao esquema oculto para uma Nova Ordem Mundial, do elogio a um genocida ao barco cedido e não devolvido: as teorias e o CV do candidato-bomba que pode rebentar com os planos de sucesso europeu de André Ventura.

Editorial

Os excessos são preferíveis à censura

A mentira, a falsidade e os insultos combatem-se com argumentos sólidos, convincentes e verdadeiros - não com censura. O julgamento cabe ao povo, em eleições. Mas entre a permissividade total e a censura há um meio termo que permitia a Aguiar-Branco chamar a atenção sem retirar a palavra.

Márcia Sobral

Quais os mecanismos para provar um crime como o genocídio?

Joe Biden já chamou “assassino” a Putin e terá sido o primeiro chefe de Estado a falar em “crimes de guerra”, mas esta semana foi mais longe e usou a palavra “genocídio”. Zelensky disse que se tratavam de “palavras de um verdadeiro líder” mas como pode o crime de genocídio ser provado e quais os caminhos até lá chegar?

Ana Bela Ferreira

Pode a Rússia ser condenada por crimes de guerra na Ucrânia?

Caminho para uma possível condenação ao abrigo do Tribunal Penal Internacional será difícil. Ação do tribunal de Haia está condicionada pelo facto de nem Ucrânia nem Rússia pertencerem à organização. Pode ainda assim investigar e emitir mandados de detenção.

Louise Gluck
Filipa Vaz Teixeira

A íntima beleza universal de Louise Glück

A poeta norte-americana é a vencedora do Nobel da Literatura de 2020, tornando-se na 16.ª mulher a receber o galardão máximo da literatura mundial desde 1901

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)