
Greves. "Um aluno no 5º ano ainda não teve um ano normal de escola"
Em dez semanas de aulas foram convocadas oito greves a nível nacional. Especialista alerta para repercussões que estas interrupções podem ter no desenvolvimento dos alunos.
Em dez semanas de aulas foram convocadas oito greves a nível nacional. Especialista alerta para repercussões que estas interrupções podem ter no desenvolvimento dos alunos.
"Não são greves de professores, são greves de pessoal não docente", referiu, indicando que a tutela "está a trabalhar para melhorar o enquadramento" dos profissionais.
Uma entrevista dura ao líder do STOP, os escândalos das apostas online no futebol e uma perspetiva diferente do conflito israelo-palestiniano.
É a quarta ronda negocial para a revisão do regime de recrutamento e mobilidade de pessoal docente. Ministro da Educação e secretário de Estado vão sentar-se à mesa com todas as organizações.
Ministro da Educação abordou em conferência de imprensa as greves e os protestos da comunidade docente. Está marcada marcha para dia 14.
"O facto de podermos apresentar propostas não significa que, no final, sejam as que ficam", explicou ministro da Educação.
Paralisações foram convocadas por três sindicatos e estão marcadas por "tempo indeterminado".
Os docentes vão continuar em protesto nas próximas semanas, altura em que deveriam lançar as notas de milhares de alunos.
Líder sindical André Pestana garante ter "provas de tudo" o que diz e desafiou publicamente o ministro da Educação para um debate público.
Grupo de docentes nasceu nas redes sociais e, em apenas dois meses, angariou mais de 25 mil professores. Dizem não ser contra os sindicatos, mas não estão diretamente ligados a nenhum. São "defensoras da escola pública" e garantem não parar enquanto não forem ouvidos pelo Governo.
Concelhos de Lisboa, Loures e Oeiras têm vários estabelecimentos de ensino fechados.
Presidente do Sindicato de Todos os Professores garante que a "adesão é grande e mostra o descontentamento da classe". Paralisação durará "por tempo indeterminado".
Em cima da mesa está uma proposta de regulamentação que define, para os professores sem habilitação profissional e que só concluíram a licenciatura após 2006, o mínimo de créditos ECTS obtidos durante o curso em determinadas áreas cientificas para poder lecionar cada disciplina.
Presidente da Associação Nacional de Diretores Escolares aponta que todos os dias faltam entre "sete a oito dos 27 funcionários" na sua escola, em Cinfães.
"Temos casos de professores contratados das escolas do agrupamento de Massamá e do Restelo que não conseguiram fazer os testes. Há outras situações noutras escolas, mas os profissionais de educação têm medo de fazer a denúncia", disse à Lusa o líder do STOP, André Pestana.
Mário Nogueira alertou que iria haver falta de professores em determinadas disciplinas, sobretudo em Lisboa e no Algarve, a "breve prazo" ou mesmo já este mês de setembro.