
Eles querem recongelar o Ártico
A investigação começou em 2023, com bombas para tirar água e fazer gelo. Uma ideia simples que resulta, mas tem alguns desafios.
A investigação começou em 2023, com bombas para tirar água e fazer gelo. Uma ideia simples que resulta, mas tem alguns desafios.
A entrada da lava no mar "é um processo que pode ser perigoso", explica o geólogo e professor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O estudo dos vulcões levou-o aos Açores, São Tomé, Cabo Verde, Madeira e às Canárias. Veja as imagens da erupção.
Quatro amigos de infância idealizaram sete modelos de relógios inspirados nas suas praias favoritas. O nome da marca, Silica, remete para areia e rocha, o design lembra que “cada segundo conta”.
Continuamos em casa, mas nem por isso sem nada para fazer. Espreite as sugestões deste fim de semana para adultos e crianças.
O Museu Mineiro, em Gondomar, conta com nove mil cadastros, três mil fotografias e milhares de documentos sobre os homens e as mulheres que trabalharam no complexo mineiro.
Um empresário sul-africano morto a tiro, dois aldeões indianos assassinados num tiroteio ou o homicídio de um ativista ambiental mexicano são exemplos das consequências de uma guerra cada vez mais competitiva pela melhor areia.
Investigadores descobriram que algas abundantes no litoral nacional podem ser "enormes aliados" na remoção de poluentes da água difíceis de eliminar, como antibióticos ou herbicidas.
População residente e emigrantes de Covas do Barroso uniram-se numa associação que quer travar o projecto de uma mina de lítio a céu aberto.
Ruptura de duas barragens da mineira Samarco espalhou resíduos tóxicos e matou 19 pessoas. 400 famílias foram afectadas.
Catástrofe resultou em 19 mortes, principalmente na própria região onde se localizavam as barragens.
Em causa está a futura exploração de lítio em Covas do Barroso, concelho de Boticas, onde a população revelou preocupações sobre o processo.
Por volta das 2h30 desta sexta-feira o navio espanhol começou a flutuar. A Autoridade Marítima prevê que ao início da manhã o navio já esteja atracado no Beato.
Cargueiro 'Betanzos' vai ser rebocado para o Beato, onde será inspecionado.
Ondulação e marés mais altas no fim-de-semana podem ajudar à retirada do navio encalhado.
Está previsto que a manobra de arrasto prossiga a partir das 23:30 desta quarta-feira.
Novo pico de maré chega pela hora de almoço e operações vão ser reforçadas.