Sábado – Pense por si

Greve da função pública com adesão elevada nos setores da saúde e segurança social
Lusa

Greve da função pública foi "a maior nos últimos anos"

Segundo a Frente Comum, a greve registou uma adesão de 80% em termos gerais, tendo atingido os 90% nos setores da saúde, educação, Segurança Social, finanças e justiça, "com centenas de serviços encerrados e muitas centenas de outros a laborar só com serviços mínimos".

Lusa

Adesão à greve de trabalhadores da função pública ronda os 90%

Entre as principais reivindicações está a instituição do cartão refeição na Administração Pública "através de negociação em Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP), para o valor diário de 10 euros, livre de imposto" e a revisão das carreiras não revistas.

Margarida Davim

A revolta está nas ruas: Um raio-x ao país que protesta

Nos sindicatos, criam-se formas de luta originais, tenta-se conquistar a simpatia da sociedade, vão-se fazendo inquéritos. No Governo, o silêncio quase só é quebrado para aferir da legalidade dos protestos. Mas a maré de contestação parece estar para durar: esta semana há paralisação dos médicos, os professores anunciam novos protestos e os funcionários judiciais continuam a greve aos atos não urgentes.

Marco Alves

Almada: há quatro anos a olhar para as paredes

A autarquia de Inês de Medeiros (PS) tem um funcionário sozinho num gabinete fantasma desde 2018. Aníbal Moreira diz que já se foi abaixo várias vezes. "Pensei que Inês de Medeiros seria uma pessoa diferente, mais humana."

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h