Sábado – Pense por si

Panorama

A indústria da zanga

Ser anti qualquer coisa é uma tática conhecida e a mobilização é frequentemente superior quando há circunstâncias de contexto que favorecem o ressentimento, a zanga ou a revolta. Se estamos zangados com algo, estamos mais ativados e propensos para certo comportamento.

Susana Lúcio

Apagar o Tinder e voltar aos jantares

As apps de encontros estão a perder utilizadores. A nova geração procura relacionamentos em festas, bares e outros encontros presenciais, como acontecia antes da Internet.

Frei Luis de Sousa ATO 2.mp3

Frei Luis de Sousa - Ato 2

O regresso do passado torna-se inevitável. Segredos antigos e sentimentos reprimidos emergem, enquanto o conflito interno dos personagens cresce. D. Madalena e Manuel debatem-se entre dever, honra e amor. A família sente o peso das decisões impossíveis, e o ambiente carregado de ansiedade e emoção prenuncia acontecimentos irreversíveis que marcarão todos para sempre.

O ano 1 da Grande Transição

Este ano de 2025 acabou com a Ordem Internacional Liberal. Parece vir aí uma nova Ordem das Grandes Potências, baseada na Força, já não nas regras. Mas ainda só estamos a iniciar a Transição. Trump fez um primeiro ano de segundo mandato desastroso. Putin agradece e tentará, em 2026, aproveitar o triunfo de ter "conquistado" Washington, apesar de, no terreno, ter falhado a tomada de Kiev. Preparem-se para alguns anos de incerteza, risco e nevoeiro. Nós, europeus, ainda não sabemos lidar com a perda americana

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h