As 42 seleções qualificadas para a fase final do Mundial'2026 e o que falta definir
Estão fechadas as equipas apuradas diretamente na Europa. Falta definir 6 vagas.
Estão fechadas as equipas apuradas diretamente na Europa. Falta definir 6 vagas.
Portugal garantiu o apuramento de Portugal para a fase final do Mundial de 2026, este domingo, no jogo frente à Arménia.
Esta semana fazemos o rescaldo da dupla jornada das seleções, sem esquecer o escaldante jogo Israel-Itália. Olhando ainda para as zangas no balneário do Sporting - afinal não são todos amigos - e as dificuldades do FC Porto em conseguir jogar as próximas jornadas (Nacional não tinha voo e o Arouca tem a Feira das Colheitas). Fique ainda a saber por que Mbappé poderia ter jogado por Portugal.
Beatriz, Ana, Carolina e Bárbara têm poucos jogos por Portugal, mas muita ambição. Assumem que chegam a este Europeu (a estreia é contra Espanha, dia 3) sem medo das principais seleções mundiais e ainda sonham em jogar nas grandes ligas europeias e triunfar na Liga dos Campeões.
Da Finlândia à Índia, há técnicos portugueses em todo o lado. Só em seleções principais e equipas de I Divisão são 54
Ponto final no mistério: aí estão as novas camisolas da Seleção Nacional que vai vestir, pela primeira vez, Puma. O átrio da Medialivre recebeu esta terça-feira os novos modelos das seleções de futebol masculino e feminino, futsal e futebol de praia.
Partido apresentou uma proposta de alteração do Orçamento do Estado para colocar fim à diferença nas remunerações no desporto masculino e feminino.
Man. United queria levar o técnico no imediato, mas Frederico Varandas impôs condição para a transferência.
Têm carreiras de sucesso nos grandes clubes, do Bayern Munique ao Barcelona, mas pelo seu país nunca ganharam nada – muitos nem foram a Europeus ou Mundiais. Veja aqui as histórias de sete super-estrelas, de Lewandowski a Haaland, George Best e Ryan Giggs.
Filho de um marinheiro de Bilbau, começou cedo a jogar futebol. Discreto, católico, obsessivo e minucioso no treino, o seu passatempo preferido é cantar, em especial baladas de Julio Iglesias. Há 11 anos ligado às seleções espanholas, obteve agora o maior êxito.
Primeiro é preciso ganhar à Eslovénia (que até bateu a seleção num amigável em março), mas, depois, no caminho de Portugal deverão estar as seleções contra as quais temos mais taxa de insucesso: França, Espanha e... a pior de todas, a Alemanha.
Espanha confirmou as credenciais que a apontam como uma das seleções candidatas ao título e vai disputar os 'quartos' com a anfitriã Alemanha, enquanto a vice-campeã em título Inglaterra, que ainda não convenceu, terá pela frente a Suíça.
Jovic (Sérvia) e Mikautadze (Geórgia) são os mais recentes a ficar na história, ao marcarem os primeiros golos da suas seleções num Europeu de futebol. Mas o "melhor marcador" do Euro 2024 é o "autogolo". É verdade, são já sete bolas atiradas para a própria baliza, a ameaçar o "recorde" de 10 na anterior edição. E só Portugal foi beneficiado por duas vezes.
Não vale a pena condenar já os ingleses ao fracasso, o futebol também é isto: uma boa dose de sorte e vencer sem convencer, de empate em empate até à vitória final. Não vimos já esta história?
Como nunca foi só um desporto, o futebol – o dos clubes e o das seleções – acaba por ser um reflexo das nossas sociedades. O Euro 2024 está a mostrar-nos alguma coisa sobre a política no continente, incluindo em Portugal.