AICEP fecha contratos de 3.000 milhões e garante 2.336 empregos
Projetos assinados em Sines abrangem mobilidade elétrica, química, agroalimentar e indústria extrativa e contam com 699,7 milhões de euros de incentivos públicos
Projetos assinados em Sines abrangem mobilidade elétrica, química, agroalimentar e indústria extrativa e contam com 699,7 milhões de euros de incentivos públicos
Operação Influencer deu esperança às associações que se opõem à exploração de lítio, mas segundo o Direito Administrativo, os contratos só podem ser considerados nulos caso haja condenação. Contudo, danos reputacionais podem afastar empresas.
Auto de buscas diz que a extração de lítio na mina de Boticas começou com declaração de impacto ambiental fortemente negativo e acabou favorável. Autarquia receberia uma estrada para não se opor.
"Estou absolutamente convicto que terá sido feito com o maior rigor. E acho que, obviamente, é um passo na concretização do projeto", considerou Duarte Cordeiro.
Movimento está "ainda mais convicto que a mina que a Savannah quer instalar no Barroso não tem quaisquer condições para avançar".
Quem produziu o EIA "não fez estudos credíveis que conseguissem avaliar os efeitos nefastos da eventual exploração da mina", critica o autarca.
A área de concessão prevista é de 593 hectares. Projeto está a ser promovido pela Savannah Lithium.
"A agricultura é o meio de sustento dos meus pais. Estou muito preocupada com o nosso futuro", explica uma manifestante.
A Mina do Barroso situa-se em área das freguesias de Dornelas e Covas do Barroso e o projeto está a ser promovido pela empresa Savannah Lithium, Lda, que prevê uma exploração de lítio e outros minerais a céu aberto.
O projeto para a Mina do Barroso está a ser promovido pela Savannah Lithium, Lda. e é contestado pela população local.
A APA considerou conforme o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) para o projeto de exploração de lítio da Mina do Barroso, no concelho de Boticas.
Deputada do Bloco, Maria Manuel Rola, defende que Governo não tem dado garantias às populações afetadas, deixando estas "bastante assustadas e com muita pouca informação".