
Hutis atacados por EUA e Reino Unido. A guerra vai piorar?
Dois especialistas ouvidos pela SÁBADO têm opiniões diversas. Hutis prometeram responder aos ataques.
Dois especialistas ouvidos pela SÁBADO têm opiniões diversas. Hutis prometeram responder aos ataques.
O grupo já tinha sido o primeiro a ultrapassar a barreira de um bilião de dólares de capitalização bolsista em Wall Street em 2018. Depois foi seguido pela Amazon, Microsoft e Alphabet.
A Arábia Saudita anunciou que vai produzir mais petróleo e cortar os preços. A cotação da matéria-prima está em queda livre nos mercados. Cai mais de 30%, negoceia nos 30 dólares por barril.
Mas a privatização de 1,5% da petrolífera não foi um triunfo: foi um aviso à governação de MBS e à indústria do petróleo.
A Arábia Saudita está a tentar restaurar a produção de petróleo depois do ataque com dez drones a instalações da Saudi Aramco no sábado ter provocado uma quebra de 5,7 milhões de barris diários, o equivalente a 5% da produção mundial.
A empresa de "private equity" Carlyle está à frente de outros candidatos na corrida à compra de 30% da energética espanhola Cepsa, numa operação que pode ascender a 3 mil milhões de euros, avança a Reuters. Isto apenas quatro meses depois de a proprietária da Cepsa, Mubadala Investments, ter decidido adiar o seu regresso à bolsa.
A maior exportadora de petróleo do mundo elaborou um plano de investimentos na ordem dos 500 mil milhões de dólares nos próximos 10 anos. O objectivo é diversificar o negócio e ganhar dimensão na área da refinação e no fabrico de químicos.
A Saudi Aramco pode ir para bolsa. Sim, já leu isto várias vezes. Já houve vários avanços e recuos em relação a este tema. Mas o que poderá estar agora em cima da mesa é a dispersão em bolsa de parte da empresa.
As bolsas europeias estão a subir, em antecipação à apresentação de resultados do segundo trimestre. Isto num dia em que a Alemanha publicou mais um indicador que aponta para que a maior economia europeia esteja a reforçar o seu crescimento.
Foi no início de 2016 que surgiram as primeiras notícias sobre uma eventual oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) da Saudi Aramco.
Num dia morno para o principal índice europeu, o sector das matérias-primas foi o que mais se destacou. Em Londres, as cotações do petróleo somam quase 2% e o zinco destaca-se pela negativa, ao atingir mínimos de mais de dez meses e ao entrar em mercado urso.
A Saudi Aramco deverá escolher o Goldman Sachs e o Citigroup para ajudar a gerir a oferta pública inicial que pretende lançar. JPMorgan, HSBC e Morgan Stanley devem ser nomeados coordenadores da operação.
As principais bolsas europeias estão sem rumo e o euro sobe numa altura em que os investidores aguardam pela ida do presidente do governo regional da Catalunha ao parlamento local, onde poderá declarar a independência da região.
O reino saudita estará a ponderar cortar os subsídios aplicados à gasolina e aos combustíveis para os aviões já em Novembro. Os preços podem ficar ao nível do que é praticado nos mercados internacionais, o que se pode traduzir num aumento na casa dos 80%.
Empresa que produz 603.000 barris diários de petróleo, suspendeu esta quarta-feira os trabalhos a partir das 05h00 locais.
Os valores dizem respeito aos últimos 27 anos. Ao todo foram emitidas por esta empresas 923 mil milhões de toneladas de gases com efeito nocivo para o ambiente