Os animais são um (grande) negócio
A faturação das clínicas aumentou 46% em dois anos – os donos procuram mais e melhores tratamentos e há grupos económicos que dominam o mercado.
A faturação das clínicas aumentou 46% em dois anos – os donos procuram mais e melhores tratamentos e há grupos económicos que dominam o mercado.
Pedro Emanuel Paiva foi nomeado para Provedor dos Animais pela Câmara Municipal de Lisboa. Contudo, várias associações de proteção animal não estão de acordo e querem ser auscultadas antes de uma decisão final.
Com a pandemia, os pedidos de adoção dispararam. Mas há mais formas de ajudar animais abandonas, como explicam as associações Animais de Rua e SOS Animal.
Há um movimento Pela Vida e Dignidade dos Pombos e um projeto de pombais contraceptivos que nunca saiu do papel. Há denúncias de animais gaseados, agressões a funcionários que fazem capturas e uma história mal contada sobre a largada de pombos de Lisboa no Alentejo.
Muitos resolveram adotar um animal para contornar o isolamento social. As associações aplaudem o gesto, mas deixam avisos: é preciso planeamento para que o bicho não vá novamente para a rua