Governo vai "como é óbvio" publicar salário mínimo de 920 euros
A ministra de Trabalho disse no Parlamento que o Governo vai avançar para a publicação do diploma que fixa o salário mínimo do próximo ano. Valor previsto no acordo é de 920 euros.
A ministra de Trabalho disse no Parlamento que o Governo vai avançar para a publicação do diploma que fixa o salário mínimo do próximo ano. Valor previsto no acordo é de 920 euros.
Centenas de trabalhadores da Base das Lajes estão com salários em atraso e pedem a ação do Governo. Portugueses recebem vencimentos abaixo do salário mínimo e são alvos de despedimentos, que dependem "do humor dos comandantes".
Cidadãos em Lisboa destinam 116% do salário para habitação, revelou um relatório.
A prioridade para a concertação social é tentar um acordo sobre a lei laboral, admite a ministra do Trabalho e Segurança Social. As metas do salário mínimo só serão revistas por acordo com os parceiros.
Embora o principal obstáculo nas negociações, que tem sido motivo de críticas entre os dois partidos, tenha sido os subsídios do programa de saúde "Obamacare", que expiram este ano, nos últimos dias um assunto tem-se destacado: os salários dos militares.
A atualização de escalões e taxas de IRS vai trazer poupanças para todos. Num salário bruto em torno dos 1.400 euros, somarão perto de quatro euros a mais na folha salarial. Para rendimentos mais baixos, que beneficiarão com a subida do mínimo de existência, as poupanças mensais podem ultrapassar as duas dezenas de euros.
Segundo o Governo é "promover a reintegração profissional célere, reduzir a duração média do desemprego, melhorar as taxas de colocação e contribuir para a racionalização da despesa pública com prestações sociais".
"As incapacidades motoras e visuais são aquelas em que o valor apurado para o desemprego é ainda superior. Entre os desempregados à procura de emprego, 53,2% detêm habilitações literárias ao nível do ensino secundário, 41,8% têm deficiência motora e 13,2% deficiência visual", lê-se no relatório do Sistema de Indicadores de Políticas de Inclusão.
Durante a última sessão do julgamento antes das férias judiciais, Sócrates falou do TGV, casas da Venezuela, da relação com Carlos Santos Silva e de como viveu dois anos sem salário.
O Executivo pretende antecipar em um mês face ao que se verificou no ano passado a alteração nas taxas de IRS, refletindo-se ainda na carteira das famílias durante o verão.
"As principais propostas deste Governo para o trabalho são transformar aumentos salariais regulares em prémios esporádicos (...) ou aumentar os dias de férias desde que os trabalhadores deixem de receber salário", criticou.
António Valle já não está com o presidente da câmara de Lisboa. Foi uns tempos para uma empresa da ATL, que é presidida pelo próprio Moedas e que não revela o salário. Continuará a trabalhar na sombra e a preparar a recandidatura de… Moedas (o que nega).
Governo prevê aumento de 20% no salário mínimo e de 23,75% no salário médio.
Bárbara Coutinho foi oficilizada no cargo e passou de ajustes diretos para um "acordo de cedência de interesse público". Carlos Moedas não revela o vencimento.
José Luís Carneiro afirmou que a sua moção estratégica à liderança do PS irá "ao encontro dos militantes" e que irá, depois, ao encontro da "sociedade civil".
A greve tinha sido admitida a 30 de maio pelos trabalhadores, caso os restantes 20% do salário de abril, maio e o subsídio de refeição não fossem pagos até hoje.