Medicamentos essenciais e fármacos até 30 euros não terão aumentos em 2026
Garantia foi dada pelo Infarmed e a medida vai permitir ao Estado poupar cerca de 50 milhões de euros.
Garantia foi dada pelo Infarmed e a medida vai permitir ao Estado poupar cerca de 50 milhões de euros.
Entre os medicamentos cuja rutura teve um impacto considerado elevado estão anti-infecciosos, fármacos para o sistema nervoso central, para o aparelho cardiovascular, hormonas e medicamentos usados no tratamento das doenças endócrinas, medicação antialérgica e fármacos para tratamento de cancro.
Rui Santos Ivo disse que, além do contacto recebido pelo Hospital de Santa Maria, nunca falou "sobre o processo" com o antigo secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales, com o filho do Presidente da República, Nuno Rebelo de Sousa, ou com o Ministério da Saúde.
A audição do ex-presidente da Assembleia da República tem início marcado para as 14h00 e vai decorrer no mesmo dia da do presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed), Rui Santos Ivo, que será ouvido depois.
"O pedido começou a ser analisado a partir do momento em que o Hospital Santa Maria o referenciou", explicou Rui Santos Ivo no Parlamento.
Infarmed demorou dois dias a autorizar pedido das gémeas luso-brasileiras. "Autorizámos dois em julho de 2019, autorizámos três em setembro de 2019 e demos três [autorizações] em março de 2020. Estes prazos estão dentro dos nossos prazos habituais", referiu.
Encontro pretende debater a forma de "organizar melhor os recursos disponíveis para poder continuar a dar resposta necessária" nesta fase da pandemia.
O pedido de aprovação da vacina foi submetido à Agência Europeia do Medicamento.
A Agência Europeia do Medicamento aprovou a utilização da vacina da Pfizer-BionNTech contra a covid-19, que poderá assim começar a ser administrada na UE ainda este ano.
Além do contrato já assinado com a britânica AstraZeneca, que garante os primeiras 6,9 milhões de doses ao país, a nível europeu há negociações em curso com outras cinco vacinas que estão ainda em fase de testes.
Especialistas, políticos e parceiros sociais voltam a reunir-se para analisar a situação epidemiológica do novo coronavírus em Portugal, com as apresentações em transmissão aberta pela primeira vez.
O primeiro-ministro anunciou na quinta-feira a compra de 6,9 milhões de vacinas contra a covid-19.
"A celebração do campeonato de futebol terá de ser feita de uma forma contida", sem ajuntamentos e com o uso de máscaras, explicou Graça Freitas.
Organização reiterou que o fármaco apenas deve ser administrado a doentes em estado grave e sob supervisão médica.
Presidente do Infarmed explicou que o País está a tentar "perceber as vacinas que poderão chegar mais cedo, para poderem ser essas as que venham a ser disponibilizadas à União Europeia".
António Costa anunciou esta segunda-feira a aquisição de 500 ventiladores da China. António Sales adianta que está prevista a chegada de pelo menos quatro mil.