
O Alentejo vai ao Festival de Cinema de Locarno
Para a competição principal do festival foi escolhido o filme "As Estações", de Maureen Fazendeiro, "uma viagem pela história real e inventada" do Alentejo e "dos povos que ali viveram".
Para a competição principal do festival foi escolhido o filme "As Estações", de Maureen Fazendeiro, "uma viagem pela história real e inventada" do Alentejo e "dos povos que ali viveram".
Em resposta a um texto publicado no passado sábado, cerca de 300 profissionais da cultura alertam para o risco de se "desconfiar 'a priori' das vítimas".
A próxima edição do festival, que decorre entre 9 e 12 de abril, terá novidades, com uma aposta também no cinema.
A longa-metragem soma 11 nomeações. Já "O Pior Homem de Londres" (Rodrigo Areias) e "Revolução (sem) sangue" (Rui Pedro Sousa) estão nomeados a 10 categorias.
O cinema portuense festeja oito anos desde a reabertura com filmes (de Pedro Costa, Edgar Pêra e João César Monteiro), conversas e convidados como o cineasta finlandês Aki Kaurismaki.
Vasco Sá e David Doutel levam a um dos maiores festivais de cinema independente do mundo Garrano, a mais recente curta-metragem assinada pela dupla portuense. A SÁBADO falou com os realizadores sobre o filme e sobre os desafios do cinema de animação.
A propósito da transposição da diretiva europeia, que obrigou a uma atualização da legislação portuguesa do setor para incluir novos operadores, nomeadamente as plataformas de 'streaming', Nuno Artur Silva sublinhou que foi conseguido um acordo "que está em linha com os outros países da Europa".
O filme de Ana Rocha de Sousa conquistou cinco Sophia, incluindo o de Melhor Filme, de Melhor Realização e de Melhor Atriz, para Lúcia Moniz.
Já foi capital europeia da juventude em 2012, do desporto em 2018, integra a rede de cidades criativas da UNESCO e foi eleita Melhor Destino Europeu 2021, depois de ter conquistado o segundo lugar em 2019. Haverá melhor pretexto para visitar Braga?
O País recolhe-se, mas os concertos não param: saiba que artistas portugueses pode ver esta sexta e sábado
Portugal tem de transpor para a legislação nacional uma diretiva europeia, que tem como objetivo regulamentar a atividade dos serviços de televisão e dos serviços audiovisuais a pedido, conhecidos como VOD ('video on demand'), como as plataformas Netflix, HBO e Amazon. Setor em Portugal está dividido em relação a esta transposição.
Entrevista ao realizador que recorreu às memórias de infância para contar uma história vimaranense de superação. Com argumento de Valter Hugo Mãe e música de Tó Trips, Surdina já estreou
A rede de exibição cinematográfica dispõe em Portugal de 150 recintos, 537 salas e mais de 99 mil lugares.
Presidente do ICA sustenta essa previsão no histórico da gestão cultural nacional.
A quinta edição da mostra portuense de cinema documental arranca a 24 de Novembro, mas as actividades começam já a 22. Falámos com o director
Estreia o filme Ornamento e Crime, no qual o realizador convoca alguns dos clichés dos policiais do cinema noir