Estudo revela que uma gota de sangue da ponta do dedo pode detetar Alzheimer
Cerca de uma em cada nove pessoas com mais de 65 anos sofre de Alzheimer.
Cerca de uma em cada nove pessoas com mais de 65 anos sofre de Alzheimer.
Estudo publicado pela revista Nature Climate Change aponta que em meados deste século o desaparecimento de glaciares poderá atingir um novo pico.
As projeções não são animadoras: até 2050 prevê-se que o número de demências triplique. Porém, nem tudo são más notícias: é possível mudar de rumo e prevenir quase metade dos casos. Pela primeira vez, em 15 anos, há medicamentos que abrandam a progressão da doença. Mas, a maior parte do trabalho está ao alcance de cada um. Não é preciso nada elaborado, basta estimular o cérebro. Sabia que conversar com os seus amigos cria mais neurónios do que fazer sudokus?
Estudo foi publicado na revista Nature Ecology & Evolution.
A Planície Abissal da Ferradura, uma formação geológica no oceano Atlântico não muito distante da montanha submarina do Banco de Gorringe, na fronteira entre as placas tectónicas Euro-asiática e Africana, é a origem geográfica do sismo de intensidade próxima de 8 na escala de Richter que em 1969 abalou Lisboa e outras regiões do país.
Investigadores têm vindo a acompanhar alterações nas células estaminais hematopoiéticas.
O Ubrogepant é um medicamento que bloqueia o recetor CGRP nos neurónios responsáveis pela transmissão da dor, mas a sua potencial capacidade de tratar sintomas premonitórios da enxaqueca não era clara.
A equipa cirúrgica utilizou um fígado da espécie de porco Bama, editado para seis genes implicados na rejeição ou que facilitam a compatibilidade.
Um estudo do MIT provou que a camada que protege a Terra está a sarar e que daqui a 10 anos o problema pode estar resolvido. E, sim, foi mesmo graças à ação humana.
Algumas das cidades mais afetadas seriam espanholas como Barcelona, Madrid e Valência.
Os dez maiores bilionários norte-americanos, que dominam a tabela dos mais ricos do mundo, fizeram mais de 2.100 voos nos seus jatos privados em 2024, que passaram mais de 4.800 horas no ar.
Entre este planeta e a sua estrela, existe uma distância 15 vezes superior à que separa a Terra do Sol.
As conclusões são de um estudo publicado na revista Nature, depois de os cientistas terem encontrado o poluente em pénis humanos.
Excesso de informação errada levou a nutricionista e professora catedrática de Nutrição a lançar livro que desfaz vários mitos e apela ao regresso aos pratos mais tradicionais.
Descoberta não foi ainda testada em humanos, mas os investigadores já começaram a trabalhar para testar em pessoas esta nova abordagem baseada nas células T.
A equipa liderada pela Universidade de Potsdam descobriu que as áreas afetadas pelo terramoto na Turquia e na Síria registaram uma aceleração nas taxas de eventos sísmicos e um aumento na libertação de energia a partir de cerca de oito meses antes