
Um alemão no coração da reforma Agrária
Capturou com minúcia o movimento dos sem-terra de Baleizão. Durante dez anos. O tempo exato que demorou a utopia a converter-se em pesadelo coletivo.
Capturou com minúcia o movimento dos sem-terra de Baleizão. Durante dez anos. O tempo exato que demorou a utopia a converter-se em pesadelo coletivo.
O que aconteceu no “golpe” do 11 de Março, como foram feitas as nacionalizações e o que aconteceu na Reforma Agrária (aqui com base no trabalho do fotógrafo alemão Frieder Bauer, que em 1975 andou por Baleizão). E ainda: os insultos do Chega; adultos que estão a aprender a ler e a escrever; ex-toxicodependentes que ajudam sem-abrigo.
O corpo de António Gervásio estará em câmara ardente a partir das 9h00 de sábado, no Centro de Documentação e Arquivo da Reforma Agrária.
Juntas, as suas propriedades somavam mais de 50 mil hectares. Perderam tudo com a reforma agrária. Recuperaram terras, mas não a importância do passado.
A decisão ocorre porque os arrendatários cujas terras foram entregues pelo Estado não as quiseram manter.
Depois de muitos anos esgotado, volta hoje às livrarias o polémico livro "A Reforma Agrária em Portugal", de António Barreto, com prefácio de Maria de Fátima Bonifácio. Leia um excerto
Partido de Assunção Cristas diz que a reavaliação do IMI rústico é dirigida aos grandes proprietários do Sul do País, que nos últimos anos se tornaram competitivos.
O Tribunal de Contas do Brasil ordenou a suspensão do programa de reforma agrária depois de ter concluído que mais de meio milhão de pessoas, entre as quais mais de mil políticos e 37 mil falecidos, terão recebido parcelas de terrenos públicos supostamente destinadas à população desfavorecidas das áreas agrícolas.
Indemnizações pelas expropriações de 1975 continuam em litígio. Esta semana, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem decidiu mais 1,5 milhões de euros
Os representantes da guerrilha e do governo chegaram a acordo sobre a reforma agrária a implementar na Colômbia.
Os primeiros 165 hectares de um total de 600 que restaram da reforma agrária foram esta segunda-feira colocados a leilão pelo ministério da Agricultura para contrato de arrendamento. A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, referiu na visita a esta parcela em Aguiar, Viana do Alentejo, que a preferência será dada aos jovens agricultores.