
Prestação da casa desce em abril para todos
A descida da prestação mensal para os contratos que renovam em abril é mais acentuada nos créditos a 12 meses e ligeiramente inferior nos empréstimos com indexante a seis e três meses.
A descida da prestação mensal para os contratos que renovam em abril é mais acentuada nos créditos a 12 meses e ligeiramente inferior nos empréstimos com indexante a seis e três meses.
Maior descida ocorre nos contratos indexados à Euribor a 12 meses, apontam as simulações.
Reduzir a prestação da casa, investir em ações e ser financeiramente responsável. A nova SÁBADO já está nas bancas e tem ideias para conseguir ganhar dinheiro (e poupar) em 2024.
A crise económica de 2008 disparou-lhe a prestação da casa e obrigou-o a aprender sobre finanças pessoais. Desde então o jornalista partilha tudo o que sabe, no programa Contas Poupança, na SIC, e em livros. Ganhar Dinheiro – Como Criar Riqueza com um Salário Normal é o mais recente.
Segundo as contas da Deco Proteste, que têm como base um crédito a 30 anos, com um spread de 1%, um montante de 150 mil euros e a média das Euribor em junho, no próximo mês as subidas deverão rondar os 50 e os 260 euros.
Perante o agravamento do custo com os créditos à habitação, o Governo aprovou um diploma que enquadra as condições em que os bancos devem propor aos clientes uma renegociação do crédito de forma a evitar situações de incumprimento.
Após vários anos em terreno negativo, as Euribor começaram a subir mais significativamente desde 4 de fevereiro.
Cliente com empréstimo no valor de 150 mil euros, a 30 anos, indexado à Euribor a seis meses e spread de 1%, passa a pagar a partir de fevereiro 704 euros.
Até onde vão subir os juros? O pior da inflação já passou? E o que vai acontecer à economia? No meio da incerteza alta há várias pistas sobre o que deverá acontecer até ao fim do ano e na primeira metade do próximo. Fique por dentro.
É o que indica a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos. A evolução das taxas de juro Euribor está intimamente ligada às subidas ou descidas das taxas de juro diretoras BCE.
A taxa mais comum nos créditos à habitação em Portugal está a dias de ficar positiva, pela primeira vez desde novembro de 2015. Euribor a 12 meses já está no valor mais alto desde 2014. Prestações sobem até 90 euros este ano por cada 100 mil euros de dívida - e mais de 110 euros até junho de 2023.
Desde 2015 que as taxas de juro estão em terreno negativo. No final de 2021 que acabaram as moratórias do crédito das famílias.
Seis anos depois de ter caído abaixo do zero, o preço do dinheiro prepara o regresso à normalidade. Uma subida de um ponto percentual custará mais 344 milhões aos contribuintes e mais de 750 milhões às famílias. Prestação da casa sobe mais de 13%.
Desde abril de 2020 que milhares de famílias não estão a pagar o crédito à habitação, fazendo uso do decreto-lei do Governo que permite moratórias nos créditos à habitação. O período inicial da suspensão dos pagamentos foi entretanto estendido até 30 de setembro de 2021.
Desde abril que milhares de famílias não estão a pagar o crédito à habitação, fazendo uso das moratórias nos créditos à habitação por seis meses, com suspensão dos pagamentos das prestações (juros e capital) até 30 de setembro, prazo entretanto estendido até 31 de março de 2021.
Desde abril que milhares de famílias não estão a pagar o crédito à habitação, fazendo uso do decreto-lei do Governo que permite moratórias nos créditos à habitação, com suspensão dos pagamentos das prestações (juros e capital).