
De MEC ao Prémio Leya: os lançamentos de abril
Às livrarias portuguesas chegam, este mês, um inédito de Miguel Esteves Cardoso e títulos do vencedor do Nobel Jon Fosse e de Mariana Salomão Carrara.
Às livrarias portuguesas chegam, este mês, um inédito de Miguel Esteves Cardoso e títulos do vencedor do Nobel Jon Fosse e de Mariana Salomão Carrara.
Aos 34 anos, escreveu dois romances, ambos premiados. O terceiro, sobre as consequências da guerra colonial nas gerações que não a viveram, será publicado em 2025. Antes, preparou um conto para a SÁBADO.
Escolhido por unanimidade, o livro "Não há pássaros aqui" é a obra de estreia de Victor Vidal, autor brasileiro de 32 anos, e foi selecionado entre 907 candidatos de 14 países.
Na ficção, há muito para ler, da literatura nacional e estrangeira. Cruzámos novidades em perspetiva para esta rentrée e deixamos-lhe as nossas sugestões.
As memórias de infância e juventude de um escritor brasileiro que é também um reputado matemático foram derramadas num livro que mostra a educação como boia. Com "A Arte de Driblar Destinos", Celso Costa venceu o Prémio Leya.
A Feira do Livro de Lisboa começa esta 5.ª feira e continua a ser uma boa oportunidade para comprar livros abaixo do preço corrente. Damos-lhe 17 sugestões para aproveitar os "Livros do Dia".
A propósito da rescrita de autores clássicos, o autor desenterrou um caso nos Estados Unidos que diz exemplificar a atitude "atentatória da liberdade" na cultura literária. Em resposta às críticas por ficcionar uma personagem trans, diz: "Eu não retrato comunidades".
Devido às dificuldades colocadas pelo atual contexto de combate à pandemia da covid-19 o Grupo Editorial LeYa anunciou a suspenão do prémio, no valor de cem mil euros.
Júri entendeu "que as obras concorrentes não correspondem aos parâmetros de qualidade literária exigidos pelo prémio". Vencedor seria anunciado esta quarta-feira.
Livro Pão de Açúcar foi editado no ano passado, e aborda um caso verídico que aconteceu no Porto, o assassinato da transexual Gisberta, em 2006, depois de sucessivos atos de violência e na sequência de um ataque, perpetrado por jovens entre os 12 e os 16 anos, à guarda da instituição católica Oficina de São José.
Antropólogo de profissão, venceu este ano o Prémio Leya com a obra Torto Arado. O livro de contos A Oração do Carrasco valeu-lhe o Prémio Humberto de Campos da União Brasileira de Escritores.
O novo romance do "Homem dos Sete Instrumentos" (Sérgio Godinho), o prémio Leya de 2018 ou o Man Booker Prize de Ouro são alguns dos livros que estão prestes a chegar às livrarias.
Grupo editorial atribuiu o Prémio Leya deste ano ao escritor brasileiro de 39 anos. Romance retrata trabalhadores rurais no Brasil.
O romance vencedor do Prémio LeYa de Literatura, no valor monetário de 100 mil euros, pertence ao escritor brasileiro.
O Prémio LeYa de Literatura é o maior galardão para uma obra inédita escrita em língua portuguesa.
A curiosidade em torno do vinho não pára de crescer. Em resposta, nascem novas salas de prova e renovam-se adegas para acolher os enófilos. Fomos visitá-las e descobrimos arquitecturas imponentes, acabadas de estrear, grandes caves e deslumbrantes vistas. Vamos às provas?