O que vamos todos fazer em 2026
Iremos regressar às tascas e tabernas, tentaremos escapar à IA nas redes sociais, vamos vestir rendas e decorar a casa em tons de branco.
Iremos regressar às tascas e tabernas, tentaremos escapar à IA nas redes sociais, vamos vestir rendas e decorar a casa em tons de branco.
Raquel Ochoa avisa que escrever sobre certos temas numa crónica de viagem é tocar na ferida com mão estrangeira
Em 2025, a canção com sotaque alentejano cresceu à boleia de uma nova geração. Falámos com o compositor João Direitinho e com as bandas Vizinhos, Descendentes e Bandidos do Cante sobre esta nova vaga que se está a afirmar no País.
"Sozinho em Casa", claro, mas também "O Amor Acontece", "Pôr do Sol", The Voice, "Frozen" e Secret Story: eis o que vai poder ver na televisão nos dias 24 e 25 de dezembro.
Na música, Bad Bunny e Taylor Swift - e em Portugal, Plutonio - dominaram os "tops". No cinema, o sucesso de "Ainda Estou Aqui" não escondeu salas vazias. E no streaming, "Adolescência" e "Guerreiras do K-Pop" revelaram-se inescapáveis.
Às portas da Amazónia e com mais de 400 anos de história, ergue-se uma cidade rodeada de ilhas. Terra de açaí e pororoca, carimbó e círio de Nazaré, Belém é a capital do brega, recebeu a COP 30 e é a casa do mais recente hotel português no Brasil.
Ficar com a canção natalícia de Mariah Carey no ouvido, depois de ouvi-la vezes sem conta. É mania? Não. O fenómeno tem um nome - earworm- e é explicado pela Ciência.
Rádio presta homenagem ao colega, que recupera de um AVC, com uma canção cheia de ternura e saudade.
Foi o único deputado católico do BE e rosto da luta pela eutanásia: "Não funciono por gavetas". Menos radical que a atual direção, é o novo líder do partido. Cinéfilo, bem-humorado e "dá-se com todos" (do PCP ao CDS).
Depois de "Ghost of Tsushima", a empresa Sucker Punch lança o aguardado segundo capítulo. "Ghost of Yōtei" é vingança, família, aborrecimento e morte, mas é também um forte candidato a jogo do ano.
A neurologista Teresa Paiva concorda que nos devemos manter sempre no horário de inverno porque "é aquele em que estamos mais alinhados com as horas de luz natural”.
"Os Raposos 3027" é a primeira criação conjunta para palco de José Raposo com os filhos Miguel e Ricardo. Um espetáculo sobre a família, a memória, o teatro e o futuro, para ver no Variedades.
O fim de semana traz concertos, DJ sets, iguarias gastronómicas e muitas variedades de cerveja a Lisboa. Mas também concertos de General D, Kae Tempest, Fogo Fogo e Kimi Djabaté.
O espetáculo do cantor insere-se na digressão mundial "Sting 3.0".
Na semana passada, em Portugal, falou-se da Tempestade Gabrielle, que passou por várias ilhas dos Açores. Para além do fenómeno em si, seria interessante refletir sobre esta humanização, por via do nome, da natureza.
Êxitos globais, baile funk, pop alentejana: o verão de 2025 trouxe-nos muita coisa diferente. Só não trouxe “A” canção de verão. Analisemos o que mais se ouviu esta estação.