Sábado – Pense por si

Débora Calheiros Lourenço

Apenas 5% dos países cumprem regras da poluição do ar. Portugal de fora

A Organização Mundial da Saúde considera que o ar com uma concentração de PM2,5 superior a 5 microgramas por metro cúbico é prejudicial para a saúde humana. Dos 131 países ou territórios analisado pela IQAir apenas 13 cumprem essa meta e Portugal não é um deles.

Lusa

Poluição aumenta casos de cancro de pulmão em não fumadores

Investigadores reconhecem que risco de cancro do pulmão devido à poluição é menor do que o do tabagismo, mas salientam que mais pessoas em todo o mundo estão expostas a níveis perigosos de poluição do ar do que aos produtos químicos tóxicos causados por um cigarro.

Cerca de 10% dos cancros da Europa estão ligados à poluição

"A exposição à poluição do ar, ao tabagismo passivo, aos raios ultravioletas, ao amianto, a alguns produtos químicos e a outros poluentes estão na origem de mais de 10% dos casos de cancro na Europa", especificou a Agência Europeia do Ambiente.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)