
O circuito da (boa) madeira ardida
A madeira queimada em incêndios entra na indústria e está em muito do que consumimos. Quem está no setor explica que aproveitá-la é imperativo, dada a falta de madeira verde.
A madeira queimada em incêndios entra na indústria e está em muito do que consumimos. Quem está no setor explica que aproveitá-la é imperativo, dada a falta de madeira verde.
Os incêndios ocorridos em locais próximos de duas localidades do concelho de Mira, "destruíram aproximadamente quatro centenas de metros quadrados de mata".
A Casas da Encosta avançou que "vai opor-se à providência cautelar" interposta no Tribunal Judicial de Setúbal, em janeiro deste ano, pelos grupos imobiliários Vanguard Properties e Amorim Luxury, promotores de outros projetos turísticos naquela zona do concelho de Grândola, distrito de Setúbal.
Fomos em busca de alojamentos na natureza onde apetece chegar e ficar, de casas nas árvores às casinhas típicas alentejanas, passando por quartos cujo chão é feito de areia da praia.
Providência cautelar ordena ao condomínio Casas da Encosta que remova cancelas que impediam Grupos Vanguard e Amorim de aceder ao caminho mais curto até à praia do Pêgo.
O autêntico Turismo Rural numa paisagem que evoca a savana
Os Grupos Vanguard e Amorim Luxury querem atravessar um condomínio fechado para terem acesso mais rápido à praia do Pego. O presidente comunista António Mendes interveio em defesa destes investidores.
O despiste do veículo desta corporação alentejana aconteceu na quarta-feira à noite, na estrada municipal que liga Boavista dos Pinheiros a Saboia, em Odemira, deixando cinco bombeiros feridos, entre os 37 e os 43 anos, dos quais quatro graves e um ligeiro. Um deles acabou por morrer.
Numa época em que se instrumentaliza o Holocausto, ainda custa entender como é que, no mundo inteiro, se vêem tombar palestinianos e só há mãos lavadas, um deixa-para-lá com a cabeça, inacção; em que ponto é que se deu o clique, se desligou o chip, para que fosse possível banalizar-se a morte.
O sistema económico em que vivemos foi capaz de deturpar completamente o espírito natalício nas últimas décadas, empurrando as sociedades ocidentais para o consumo excessivo e irrefletido, quase como uma imposição social.
O Sul é a terra dos pardais, das garças, dos melros e das carriças.
Numa altura em que o aumento do consumo de droga causa preocupação, fomos tentar perceber o que se passa nalguns bairros de Lisboa e do Porto. E ainda: entrevista com a psicóloga Gabriela Moita e duas reportagens: os 60 anos do cerco policial a Lourosa e a Casa do Marquês, onde se fazem 10 mil refeições por dia.
Há pontos de rutura globais, alerta a WWF, que são ameaças graves para a humanidade porque danificam os sistemas de suporte de vida na Terra.
A SÁBADO esteve em Macinhata do Vouga, Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha e viu como a população lutou contra as chamas. "Nunca fui ao inferno, mas deve ser parecido com o que aconteceu aqui ontem."
Os primeiros hóspedes dormiam em tendas e comiam à sombra de pinheiros. Agora, há mordomos privados, restaurantes temáticos e acrobacias com o Cirque du Soleil.
Este parece ser o Europeu dos autogolos (já lá vão seis e ainda só estamos na fase de grupos, será que vamos ultrapassar os nove de 2020?). É sempre uma grande desilusão cometer um erro desses. Mas nada deve bater o autogolo a que ficou associado o meu amigo Zé, já lá vão mais de 30 anos.