Visitantes de museus e monumentos nacionais mantiveram-se acima dos cinco milhões em 2024
Significa uma ligeira descida face a 2023.
Significa uma ligeira descida face a 2023.
Em Portugal, há 37 museus, palácios e conventos que os residentes (portugueses ou não) podem visitar gratuitamente, durante 52 dias deste ano. O que vale mesmo a pena? Falámos com alguns dos diretores dos monumentos e contamos-lhe.
Os maiores aumentos - de sete euros - verificam-se em alguns dos equipamentos mais visitados do País, como é o caso da na Torre de Belém, do Museu Nacional dos Coches, no Museu Nacional de Arqueologia, nos Palácios Nacionais da Ajuda e de Mafra e no Mosteiro dos Jerónimos.
Greve visa "exigir a regularização do pagamento do trabalho suplementar em dias feriados, e reafirmar a necessidade da valorização do trabalho prestado nestes dias, do cumprimento dos horários de trabalho e dos seus limites legais".
As 33 condecorações foram divulgadas esta quarta-feira na página oficial da Presidência da República, no dia em que o jornal Público noticiou que "Marcelo condecorou António de Spínola às escondidas", sem nenhuma nota a dar conta dessa condecoração.
Obrigado a promulgar a lei, o Presidente da República indicou ainda que não irá fazer nenhuma declaração ou expressar alguma posição sobre esta matéria.
Costa diz que "não se sente incomodado" com a promessa de uma "vigilância mais ativa" por parte da Presidência da República.
A TVI noticiou na segunda-feira que Fernando Medina iria ser constituído arguido, após ter sido denunciado por Joaquim Morão por alegado envolvimento no processo de consulta do contrato celebrado entre a CML e a sociedade JLD Consultoria, Unipessoal, Lda., do ex-autarca.
O primeiro-ministro acrescentou que o PRR tem um "impacto muito significativo naquilo que é o volume de negócios". António Costa falou durante o balanço da execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) feito pelo Governo ao Presidente da República.
MArcelo Rebelo de Sousa explicou que pensa enviar este diploma para o Tribunal Constitucional para "que haja certeza e segurança dos portugueses".
A garantia foi dada por fonte do Patriarcado de Lisboa. Presidente da República remeteu esclarecimentos para as autarquias, Estado e Igreja Católica.
Marcelo Rebelo de Sousa assinalou que esta carta não continha "uma ameaça política", mas "um pedido, uma solicitação de dinheiro", e fornecia "elementos muito específicos, como seja: é para depositar aqui e o contacto ser aquele".
"É evidente que não deve ir trabalhar para uma área que no fundo foi uma área em que governou", apontou Presidente da República.
"É o funcionamento normal da democracia", comentou Marcelo Rebelo de Sousa.
A Assembleia Municipal do Porto aprovou a saída da autarquia da ANMP após proposta de Rui Moreira.
Executivo de Carlos Moedas defende ainda que alguns espaços não reuniam as melhores condições estruturais para assegurar a vacinação no inverno.