Sábado – Pense por si

Paulo Barriga

Bento XVI: o Papa e as sombras do demónio

Esteve no furacão dos abusos sexuais na Igreja, na luta contra o preservativo e o aborto, e escândalos de corrupção e nepotismo abalaram o fim do seu ministério. O seu secretário pessoal diz que foi tudo obra do diabo.

Nova assessora do Papa escandaliza o Vaticano

Tem 30 anos, um pai egípcio, e é a única mulher e italiana na comissão de inquérito às finanças do Vaticano. Porém, está a ser alvo das atenções por outras razões: Francesca Immacolata Chaouqui

Papa promove secretário pessoal

O Papa Bento XVI promoveu duplamente o seu secretário pessoal, Georg Gaenswein. Além de o nomear prefeito da Casa Pontifícia, consagrou-o arcebispo, tornado-o, assim, imune às críticas de má gestão do recente escândalo Vatileaks.

Papa perdoa ex-mordomo que divulgou documentos privados

O papa Bento XVI perdoou, por ocasião dos indultos de Natal, ao seu ex-mordomo que roubou documentos privados do chefe da igreja católica para os ceder a um jornalista, causando uma das mais graves brechas na segurança do Vaticano.

Julgamento do alegado cúmplice do ex-mordomo

Começou esta segunda-feira, no Tribunal do Vaticano, o julgamento do informático Claudio Sciarpelletti, suspeito de ter colaborador com Paolo Gabriele, ex-mordomo do Papa, no caso de fuga de informação que ficou conhecido como' Vatileaks'.

Antigo mordomo do Papa conhece sentença no sábado

O veredito do antigo mordomo do Papa Paolo Gabriele, acusado de ter roubado centenas de documentos dos aposentos de Bento XVI, deverá ser conhecido no sábado, anunciou esta quarta-feira o porta-voz do Vaticano.

Julgamento do mordomo do Papa adiado para terça-feira

O julgamento do antigo mordomo do Papa Bento XVI, Paolo Gabriele, de 46 anos, e do informático do Vaticano, Claudio Sciarpelletti, de 48 anos, pelo roubo e difusão de centenas de documentos secretos começou neste sábado no Vaticano. A sessão serviu apenas para questões processuais e o juiz-presidente decidiu marcar nova audiência para terça-feira.

Mordomo do Papa está a colaborar com a Justiça

O advogado do mordomo do Papa, detido devido a eventuais ligações a um escândalo de fuga de informações confidenciais no Vaticano, afirmou que o cliente garantiu "completa cooperação" com a investigação.

Mordomo do Papa Bento XVI detido no Vaticano

O mordomo do Papa Bento XVI foi detido, esta sexta-feira no Vaticano, pela posse e difusão de documentos secretos, nomeadamente, correspondência papal, num escândalo que pela semelhança com o caso Wikileaks ganhou o nome de Vatileaks.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)