Insustentável. Ponto final
O aquecimento global caminha para os 3?°C até ao final do século. Três. Graus. A cada grau, a vida muda, não só para o urso polar, mas para nós.
O aquecimento global caminha para os 3?°C até ao final do século. Três. Graus. A cada grau, a vida muda, não só para o urso polar, mas para nós.
Um estudo do MIT provou que a camada que protege a Terra está a sarar e que daqui a 10 anos o problema pode estar resolvido. E, sim, foi mesmo graças à ação humana.
Só tratamos a doença quando ela aparece, enquanto que se a tratássemos antes dela surgir os custos seriam muito mais baixos, e não me refiro apenas a custos financeiros, falo sobretudo de custos sociais, emocionais e de qualidade de vida.
A investigadora da Universidade de Oxford estuda as alterações climáticas através de dados estatísticos e está otimista: é possível tornar o planeta sustentável nesta geração.
Os autores do inquérito salientam que embora os portugueses compreendam as causas e as consequências das alterações climáticas, conhecem menos as soluções. A mesma tendência aplica-se ao resto da Europa.
Estudo revela que o declínio dos níveis de clorofluorocarbonetos e os hidroclorofluorcarbonos, que se encontram em sistemas de refrigeração, ar condicionado e aerossóis, contribuiu também para a luta contra o aquecimento global.
Associação Casa Comum da Humanidade quer pressionar Portugal a defender o clima estável como Património Comum da Humanidade. Afinal, já ultrapassámos seis dos chamados Limites do Planeta.
Em 2021, a taxa de reciclagem destes resíduos foi de 14,5%, igualando o valor de 2020, quando a meta legal era de 65%.
Os negociadores concordaram em reforçar as proibições de comercialização no mercado europeu de produtos que contenham hidrofluorocarbonetos (HFC) ou gases fluorados, acelerar a adoção de soluções mais respeitadoras do clima e oferecer garantias aos fabricantes e investidores.
As alterações climáticas podem ser as responsáveis pelo aumento do número de pessoas com problemas oculares nas regiões mais quentes do mundo. Portugal já é o país da Europa onde se realizam mais cirurgias às cataratas.
Acupuntura, ozonoterapia, laserterapia, fitoterapia chinesa, auto-hemoterapia e dietas "naturais, saudáveis e biologicamente apropriadas". Os portugueses estão cada vez mais preocupados com a saúde e bem-estar dos seus animais de estimação (e alguns não se importam de pagar mais por isso).
Redução da utilização de CFC-11 na China deverá estar na origem das alterações.
Hipóteses de ferimentos, causados por destroços em queda, são de cerca de 1 em 9.400.
Encerra esta semana a COP 27 no Egito que reúne, entre outros, empresas, associações e representantes dos países (infelizmente com ausências relevantes), mas que é considerado por muitos como mais uma cimeira que pouco irá mudar a direção da “autoestrada para o inferno com o pé no acelerador”, referida pelo Secretário-Geral da ONU, Eng.º António Guterres.
Queria ser arrancado do meu torpor. Tomar consciência do mundo em que vivo. Mas, para isso, era necessário primeiro sair dele, atravessando o espelho, mudando a rotina de me interessar apenas por obras que carregam o peso da eternidade.
A doença não tem cura e afeta um em cada três portugueses – mas tem vários tratamentos. Os especialistas aconselham a fazer mais do que uma terapêutica e a não desistir perante o que parece ser impossível de derrotar.