
INEM. Superados constrangimentos no sistema informático
Centro de Orientação de Doentes Urgentes passou por perturbações entre as 9h30 e as 12 horas. Segundo o INEM, todas as chamadas estão a ser atendidas.
Centro de Orientação de Doentes Urgentes passou por perturbações entre as 9h30 e as 12 horas. Segundo o INEM, todas as chamadas estão a ser atendidas.
Em comunicado, o conselho diretivo do INEM refere que vai avançar esta quarta-feira com "a implementação imediata de medidas que visam otimizar o funcionamento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes"
Estas greves tiveram uma "repercussão muito significativa" nos quatro Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) existentes em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro.
Pedido do Centro de Orientação de Doentes Urgentes implica apenas o desvio de ambulâncias, mas os doentes que se desloquem ao hospital pelos seus próprios meios serão atendidos.
Sobrelotação do serviço é a razão apresentada no pedido ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes do Instituto Nacional de Emergência Médica.
"Já foi dada a indicação para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) voltar a encaminhar os doentes covid ou suspeitos covid para o HESE", indicou o hospital de Évora, em comunicado enviado à agência Lusa.
"É garantidamente um surto controlado", disse António Lacerda Sales. Aguarda-se ainda o resultado de cinco testes.
São mais de 90 profissionais que estão nos centros de orientação de doentes urgentes em vez de estarem a dar apoio pré-hospitalar.
A falha afectou o funcionamento dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes. INEM activou o plano de contingência da linha de emergência médica e avaria foi resolvido por volta das 4h00.
Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Faro foi extinto em 2012.
Foram atendidas nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM um total de 679.686 chamadas de emergência.
Ministério da Saúde quer alterar modelo dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes.
Relatório arrasa actuação de Paulo Campos, que terá accionado um helicóptero do INEM para transportar uma doente de quem se apresentou como sendo médico assistente e amigo da família. Ministro da Saúde ainda não se pronunciou.
Um tripulante com sintomas de enfarte foi ontem retirado da embarcação de recreio 'Daiwa', ao largo de Quarteira, numa operação coordenada pela Capitania de Faro. A vítima, de 37 anos, foi avaliada por um médico do Centro de Orientação de Doentes Urgentes Mar (CODU-MAR) e retirada por uma embarcação de alta velocidade da Polícia Marítima. Está internada no Hospital de Faro.