Romances, I.A. e o Hamas: 12 livros para ler em 2026
Entre a ficção portuguesa e a literatura internacional, o novo ano promete trazer grandes leituras. Eis 12 obras que já saíram ou já sabemos que vão sair ao longo dos 12 meses do ano.
Entre a ficção portuguesa e a literatura internacional, o novo ano promete trazer grandes leituras. Eis 12 obras que já saíram ou já sabemos que vão sair ao longo dos 12 meses do ano.
Em novembro de 1975, chegava às salas "Voando Sobre um Ninho de Cucos" e Pier Paolo Pasolini era brutalmente assassinado. O que nos trouxe mais esse ano? "Tubarão", "Barry Lyndon", Carrie Fisher e um Óscar para "O Padrinho II".
A relação cinema-teatro estreita-se na nova temporada do teatro lisboeta. Também há clássicos teatrais: Strindberg e "A Gaivota" de Tchekhov por Diogo Infante.
O cineasta – e argumentista de "Taxi Driver" e "O Touro Enraivecido" – regressa com um filme sobre um documentarista que só diz a verdade “com a câmara ligada”. Estreia esta 5.ª, dia 13.
O novo "remake" do clássico de terror de 1922 tem boas interpretações (Bill Skarsgård, Willem Dafoe) e algumas fragilidades. Chega esta quinta-feira, 2 de janeiro, aos cinemas.
Mentor do LEFFEST, produtor e programador, recusa a palavra crise no cinema e enaltece os projetos autorais como "protótipos" necessários.
Primeiro é preciso ganhar à Eslovénia (que até bateu a seleção num amigável em março), mas, depois, no caminho de Portugal deverão estar as seleções contra as quais temos mais taxa de insucesso: França, Espanha e... a pior de todas, a Alemanha.
Marco Rondoni é um arquiteto italiano, filho, neto e bisneto de uma família de designers, e conhece cada segredo italiano da cidade do Porto. Conheça as obras-primas que o inspiram, num universo de arquitetura e arte que une Itália e Portugal, conduzido pela visão única e cativante de Marco.
A publicação de "Vemo-nos em Agosto" representa uma traição testamentária à integridade da obra artística, seria o veredicto inapelável de Kundera, não obstante o checo, rendido à língua francesa, reconhecesse a ambiguidade e o mistério da «obediência à última vontade.»
Quando escrevo esta última crónica antes do chamado “dia de reflexão”, contam-se 23 sondagens feitas em 2024. E houve a campanha, e as ideias, e as pessoas, e as palavras, e os confortos, e os desastres. Pode concluir-se algo?
Conhecer os mapas para poder contrariar as instruções e ir rumo ao desconhecido exige sentido de orientação, espírito de aventura e sorte.
Um concerto em Lisboa de uma cantora que integrou uma digressão de Madonna, uma peça de teatro de Albano Jerónimo e Cláudia Lucas Chéu e um menu exclusivo no restaurante JNcQUOI Asia são algumas das nossas sugestões.
Como perceber o que a justiça pode e deve fazer sobre António Costa - sem argumentos políticos, que à justiça o que é da justiça. A Leonor Caldeira explica
O ator não se cansa de representar e continua a levar espectadores às salas de cinema. Ei-lo agora como um dos protagonistas de "Uma Boa Pessoa", novo melodrama com Florence Pugh.
O romance Guerra resume o drama e as contradições da vida de Céline. O destino rocambolesco do original e o enredo autobiográfico merecem um filme de aventuras.
Lançado a 27 de julho de 1993, "Siamese Dream" projetou a banda para a dianteira do rock e ajudou a moldar a banda sonora dos 90s. Inspirado, dorido e impetuoso, foi uma lança elétrica no coração dos melómanos.