
Prémio Femina, Cortazar e Colleen Hoover nos lançamentos de julho
Da ficção à não ficção, entre autores nacionais e internacionais, as editoras apostam forte num mês que para muitos é de férias (e leituras na praia).
Da ficção à não ficção, entre autores nacionais e internacionais, as editoras apostam forte num mês que para muitos é de férias (e leituras na praia).
Janeiro arranca com uma mão-cheia de edições e reedições que prometem estimular, reacender ou fazer descobrir o gosto pela leitura, entre a prosa, a poesia, o ensaio e a não ficção.
De referências da literatura mundial a autores jovens que se revelaram, da ficção à não-ficção, o ano literário trouxe muito para ler. Estes são os cinco livros que nos ficaram na memória.
Autobiografias, história, ensaios ou ciência: há várias novidades literárias de não-ficção a descobrir nos próximos meses. Sugerimos-lhe 12.
O ex-governante tem a ambição de escrever um clássico de não ficção e vai dedicar-se ao jornalismo internacional. Conta o que tem visto na Ucrânia – e arrasa a posição do PCP sobre a guerra.
Nesta primavera especialmente quente, que convida a idas à praia – e a leituras na praia –, encontrámos cinco boas novidades literárias. Entre a ficção e a não ficção, há opções para vários gostos.
Despediu-se no meio da pandemia para criar a primeira revista literária de não-ficção portuguesa. Em Abril sai o segundo número da Mamute.
Behrouz Boochani, detido há seis anos num centro de imigrantes, foi distinguido com o National Biography, um dos prémios literários mais importantes na Austrália.
A escritora britânica vai publicar uma série de quatro pequenos livros de não-ficção em formato digital sobre o mundo dos estudantes de Hogwarts.
Vladimir Netto escreveu Lava Jato, o livro de não ficção mais vendido no Brasil em 2016 e que agora é publicado em Portugal. É nele que se baseia a série O Mecanismo.
Há obras de ficção e não ficção, poesia, conto ou ensaio. Dulce Maria Cardoso, James Baldwin, Salman Rushdie, João Tordo, Adília Lopes, David Lynch (na foto) são alguns dos autores em destaque
Para comemorar os 150 anos do Teatro da Trindade, Marco Martins e Beatriz Batarda criaram uma peça de não ficção, que conta as histórias de 19 lisboetas de nove nacionalidades
Biografias, viagens, religiões, investigações jornalísticas, grandes narrativas e ensaios, histórias de Portugal e do mundo. Um best of
Jorge Mario Bergoglio participou no documentário "Papa Francisco - Um Homem do Seu Mundo".
"Sete Anos Bons" é o primeiro livro de não ficção do escritor israelita. Começou por ser um testemunho para deixar ao filho e tornou-se um despositário humorístico de fraquezas e erros. O GPS conversou com ele