
CFP revê em baixa crescimento da economia para 2,2% em 2025
Estimativa continua ainda assim acima da meta do Governo, que inscreveu no Orçamento do Estado para 2025 um crescimento de 2,1%.
Estimativa continua ainda assim acima da meta do Governo, que inscreveu no Orçamento do Estado para 2025 um crescimento de 2,1%.
A previsão do CFP está praticamente em linha com a de 1,5% inscrita pelo anterior executivo no Orçamento do Estado para 2024.
Conselho das Finanças Públicas estima que só em 2024, se verifique o início de uma "trajetória gradual de recuperação".
"Promoverei reuniões com todas as forças políticas, com a exceção daquela que disse que não faz sentido consumir tempo de diálogo", afirmou o primeiro-ministro.
Conselho das Finanças Públicas alerta que os efeitos das despesas com o Novo Banco e a TAP podem ser superiores ao estimado pelo Governo na proposta do OE2021.
O vírus da solidariedade atacou a responsável pelo Conselho de Finanças Públicas: para a dra. Nazaré da Costa Cabral, “financiar a pandemia” podia passar pela criação de um imposto extraordinário. A conta, como sempre, seria para a mesa do costume
Nazaré Costa Cabral diz que, excluindo as despesas com juros, não houve consolidação orçamental em termos estruturais.
O Conselho das Finanças Públicas diz que a consolidação orçamental pelo lado da despesa é para manter, admitindo que o impacto de eventuais novas medidas a definir na próxima legislatura podem comprometer as projeções.