
Passe Navegante para estudantes até 23 anos gratuito a partir de hoje
A Câmara de Lisboa possibilitava já a gratuitidade do Navegante municipal para jovens estudantes residentes na capital.
A Câmara de Lisboa possibilitava já a gratuitidade do Navegante municipal para jovens estudantes residentes na capital.
Preços permanecem em 30 euros para o Navegante municipal (deslocações dentro de um só município) e 40 euros para o Navegante metropolitano (nos 18 municípios da AML).
O passe Navegante vai passar a ter um custo de 20 euros até ao final de 2023.
Já não será necessária a deslocação aos espaços de atendimento. Apesar de gratuito, o carregamento do passe deve ser feito.
Desde 2017, as crianças até aos 12 anos já beneficiam de transportes públicos gratuitos em Lisboa, nas redes do Metropolitano e da Carris.
Portagens, eletricidade e rendas são alguns dos aumentos que vão acontecer no novo ano.
Apesar da Taxa de Atualização Tarifária de 0,57% decretada pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, o Navegante Municipal e o Navegante Metropolitano vão manter as suas tarifas atuais pelo terceiro ano consecutivo.
Foram vendidos 218 mil passes Navegante, segundo números provisórios obtidos pela análise dos carregamentos efetuados entre 26 de abril e 22 de maio.
De acordo com Carlos Humberto, mais de 900 mil pessoas ficaram abrangidas pelo sistema Navegante "o que corresponde a cerca de um terço da população da área metropolitana".
Os dados mostram ainda que, em novembro, 88% dos passageiros transportados utilizaram títulos do tipo passe, e apenas 12% títulos ocasionais.
Decisão da Área Metropolitana de Lisboa tomada no âmbito da estratégia de “promoção da utilização dos transportes públicos coletivos”.
Setembro foi o mês em que se venderam mais passes na Área Metropolitana de Lisboa desde a criação do novo sistema tarifário, ultrapassando os 723 mil. Já a venda de cartões Lisboa Viva cresceu 34%.
Do total dos 675 mil passes vendidos, "mais de 88 mil títulos" destinam-se "a pessoas com mais de 65 anos" e 28 mil para crianças até aos 12 anos, segundo Fernando Medina.
Em comparação ao período homólogo, venderam-se mais 70 mil títulos Navegante, o que reflete o aumento da procura com a emissão dos passes únicos.
Secretário-geral comunista fez uma viagem de comboio entre Portela de Sintra e Rossio e defendeu que é necessário reforçar a oferta e a qualidade dos transportes públicos.
Primeiro-ministro fez trajeto entre Ericeira e Setúbal e deixou críticas à oposição e aos "políticos nacionais".