Sábado – Pense por si

João Carlos Barradas

Fátima Roque e os anos da UNITA: “Não quiseram matar-me”

Branca, académica reconhecida e muito rica, conheceu a Jamba e teve a confiança de Jonas Savimbi. E escreveu agora as memórias dos tempos em que a então maoísta Fati se tornou guerrilheira da UNITA, arriscou e teve a vida por um fio. Acabou expulsa e nunca quis ver a imagem final do corpo do “Mais Velho”.

António Araújo

Sanzala Mihinjo, Abril de 1961

Tomada a decisão, em breves instantes apenas fuzilaram cinco vidas. Dos cadáveres então feitos cortaram as cabeças. E depois o soba colocou as cabeças nos paus, onde ficaram expostas sete dias. Os paus, esses, permaneceram para sempre, à vista de todos, na Sanzala Mihinjo, Abril de 1961.

Tiago Carrasco

Carvalho das Barbas: o comandante das milícias em Angola

Carvalho das Barbas foi um herói para os brancos e um diabo para os negros. Jogava à bola com cabeças decepadas e há quem o acuse de ter usado câmaras de gás improvisadas. Trabalhava com a PIDE e os militares.

Relatório minoritário

Quem somos?

Conquistadores que esbanjaram as conquistas, ocupados que se libertaram, descobridores ignorantes de si próprios, sombrios, queixosos e excessivos, generosos e descrentes com fé, gente de desistência e resistência, impaciente e teimosa, acolhedora e nostálgica, murmurante e vociferante. Sem romantismo, os portugueses.

Violência de bolso

Lenços de seda

Uma resposta que mereceu o louvor da professora porque, disse com propriedade, "efectivamente, as leis da física ditam a vitória, numa prova de gravidade, de uma perna maciça, como a do Valdemiro, sobre um antebraço ou qualquer outro membro mais pequeno e leve". Ninguém suspeitou daquele suspiro

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana