
Museus e monumentos nacionais com entradas gratuitas hoje para jovens entre 12 e 29
Iniciativa visa incentivar o acesso dos jovens ao património e à cultura.
Iniciativa visa incentivar o acesso dos jovens ao património e à cultura.
Em Portugal, há 37 museus, palácios e conventos que os residentes (portugueses ou não) podem visitar gratuitamente, durante 52 dias deste ano. O que vale mesmo a pena? Falámos com alguns dos diretores dos monumentos e contamos-lhe.
Inauguração: 7 de dezembro – 17h00
Os maiores aumentos - de sete euros - verificam-se em alguns dos equipamentos mais visitados do País, como é o caso da na Torre de Belém, do Museu Nacional dos Coches, no Museu Nacional de Arqueologia, nos Palácios Nacionais da Ajuda e de Mafra e no Mosteiro dos Jerónimos.
Programa de concertos, instalações e experiências únicas apresenta-se em jardins da cidade e não só, com entrada livre, até setembro.
O PS quer criar um museu que já existe. O PAN quer apoiar "comunidades utópicas". E o CDS desconhece os ambientalistas da cidade.
Sócrates, Vara e Guterres não o pouparam no PS. Entrou em guerra com Belmiro de Azevedo por causa do Colombo, vetou Marcelo para comissário da Capital da Cultura e Esteves Cardoso acusou-o de ser alcoólico.
Iniciativa faz parte das comemorações do Dia Internacional dos Museus, que se assinala anualmente a 18 de maio.
As obras mais conhecidas de Leopoldo de Almeida foram o Marquês de Pombal e o Padrão dos Descobrimentos, mas o artista espalhou a ideologia de Salazar por todo o País.
Poeta e artista plástico tinha 99 anos. "Perfiz uma obra que não é genial. É um depoimento. Reuni uma das melhores coleções de arte em Portugal. E fiz uns disparates", afirmou.
Da América misteriosa de Todd Hido à noite indiana de Arko Datto, o Imago traça uma rota da fotografia contemporânea em Lisboa, até 15 de novembro
João Pedro George apresenta as conclusões do ensaio que escreveu sobre a relação entre o Ípsilon e a Tinta-da-China. E deixa considerações sobre a crítica cultural na imprensa.
A falta de vigilantes devido ao período das férias do verão levou a que alguns museus nacionais de Lisboa encerrassem salas à hora do almoço para garantir a segurança dos acervos.
Artista que fez da arte processo de emancipação morreu aos 80 anos, no sábado, na cidade de Amesterdão, na Holanda, país onde vivia desde 1970.
Encerrados desde 14 de março, os espaços museológicos, palácios, monumentos nacionais e galerias de arte podem reabrir, com normas de higiene e segurança adaptadas à sua dimensão.
A DGPC sustenta que a tutela deve encontrar um local que possa funcionar como reserva da coleção e que tenha capacidade para acolher também as mais aquisições de arte contemporânea.