Sábado – Pense por si

Marco Alves

O trânsito de milhões entre Oeiras e Moçambique

Problemas num consórcio levaram uma empresa pública de Oeiras (a Municípia) a fazer transferências para a conta de um empresário moçambicano. Empresa diz estar estar tudo documentado. Isaltino Morais garante nada saber e mandou fazer auditoria interna. Autarquia injetou mais de um milhão na empresa em 2020, incluindo €346.000 pela atualização de um software que custara inicialmente €35.450.

Mia Couto presenciou caos do aeroporto de Lisboa

Mia Couto presencia caos do aeroporto de Lisboa

Escritor moçambicano viajava do Brasil e diz ter estado cinco horas numa "fila imensa sem nenhum apoio". Mia Couto pede ações em vez de explicações para estes incidentes que se têm verificado nos últimos dias.

PR moçambicano aponta "esforço" da Rússia "para evitar o pior"

Perante a presidente do Conselho da Federação russa (Senado), Valentina Matviyenko, Filipe Nyusi declarou: "A Rússia está a fazer um esforço para evitar o pior", porque "poderia terminar a guerra em dois dias ou três, mas isso implicaria enormes [perdas de] vidas".

Presidente moçambicano exonera primeiro-ministro

A nota não avança detalhes sobre as causas da exoneração de Carlos Agostinho do Rosário, um membro da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo, no poder) que foi embaixador na Indonésia e Timor-Leste, antes de chegar ao cargo de primeiro-ministro.

João Carlos Barradas

“Atravessamos uma grave crise de corrupção”

Em Moçambique, há “luzes de alerta acesas, no vermelho mesmo”, face à erosão da moral pública e à subversão do direito, avisa o romancista e historiador moçambicano.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)