
Açores detetam caso de infeção por Monkeypox em utente não residente
Quando se deslocou aos serviços de saúde, o utente já estava "numa fase final da doença, com risco controlado".
Quando se deslocou aos serviços de saúde, o utente já estava "numa fase final da doença, com risco controlado".
Na carta Stella Kyriakides defendeu que, perante o surto em vários países africanos, é necessário "agir em conjunto, de forma coordenada e sustentada".
O mais recente surto é causado pelo 'clade I', da África Central, que é diferente do que causou o surto em 2022, com vários casos na Europa, o 'clade II', da África Oriental, indica.
A DGS explica que "todos os casos reportados em Portugal são da clade I IIb do vírus monkeypox, não tendo sido identificado nenhum caso pela clade I".
Anúncio, que permitirá desbloquear fundos para o acesso às vacinas e uma resposta continental, surge na véspera de uma reunião do comité de emergência da OMS para avaliar se deve ser declarado o nível mais elevado de alerta sanitário a nível internacional, em resposta a esta doença.
Em maio, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da emergência de saúde pública internacional para a doença mpox, o mais alto nível de alerta que estava em vigor desde julho de 2022.
"Desde 21 de outubro não foram reportados novos casos confirmados em Portugal", totalizando 944 desde o dia 3 de maio, quando foi detetada a presença do vírus no País.
Newsletter sexta-feira
Portugal está no top 10 dos países com mais casos: já temos quase 1.000. Mas o número de novos casos tem vindo a diminuir de forma global. E a vacinação vai começar a ser feita preventivamente. Saiba a quem e porquê e o que deve fazer para se proteger.
Grupos elegíveis para a vacinação preventiva envolvem pessoas com risco acrescido. De fora ficam pessoas com vários parceiros sexuais.
Epidemiologista aconselhou os cidadãos a evitar contacto com pessoas que estiveram foram do país para prevenir contágios.
Até agora, a vacina tem sido apenas administrada a pessoas que tiveram contactos de risco e o objetivo é vacinar preventivamente outros grupos que irão ser definidos pela DGS.
"Todas as regiões de Portugal continental e a Região Autónoma da Madeira reportaram casos", reporta a Direção-Geral da Saúde.
O número de casos confirmados de infeção pelo vírus Monkeypox em Portugal subiu para 871, mais 25 do que o total registado na última semana, anunciou na quinta-feira a Direção-Geral da Saúde (DGS).
A sua newsletter de terça-feira traz a política conturbada do Chega, a anomalia genética detetada num fóssil humano com mil anos e um crime real da Netflix.
A sua newsletter de segunda-feira.