
Economia abranda: Bruxelas vê Portugal a crescer 1,2% em 2024
Comissão Europeia coloca Portugal, entre os países da moeda única, com o segundo maior abrandamento do ritmo de crescimento entre 2023 e 2024.
Comissão Europeia coloca Portugal, entre os países da moeda única, com o segundo maior abrandamento do ritmo de crescimento entre 2023 e 2024.
Lula da Silva reúne-se com Alberto Fernández esta segunda-feira em Buenos Aires e terça-feira os dois líderes vão participar na cimeira da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos.
No passado domingo, dia 1 de janeiro, a Croácia tornou-se no vigésimo país da UE a partilhar a moeda única europeia.
Em 2023 está previsto que a taxa de inflação dos países da moeda única cai para 5,7%.
Quando fazemos a lista de todas as distorções que resultaram da adesão ao euro o que espanta não é termos a pior performance económica desde há 70 anos: é que ainda exista uma economia em Portugal. Um ensaio de João Ferreira do Amaral, no dia em que passam 20 anos da entrada em vigor da moeda única.
A Presidente do Banco Central Europeu, num exclusivo em Portugal para a SÁBADO, recorda a data histórica - e defende o papel da moeda única
Revista dedicada aos 20 anos da entrada em circulação da moeda única europeia conta com entrevistas a Mário Centeno e a Cavaco Silva, bem como um texto de opinião de Christine Lagarde.
Há um alinhamento entre os preços cobrados nos países fora da moeda única e nos Estados-membros do euro.
O antigo Presidente da República alerta para o andamento da economia, vê na moeda única a melhor herança que a sua geração deixa aos jovens e diz que os comentadores políticos são "um dos grandes males" do país.
As exportações dos países da moeda única cresceram 2,5% em janeiro. Mas as importações avançaram mais depressa. No conjunto da União Europeia, o défice comercial agravou-se.
O presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, admitiu esta segunda-feira, em Bruxelas, que "é preciso mais trabalho técnico" para que os ministros das Finanças da zona euro acordem as características-chave do instrumento orçamental para a convergência no espaço da moeda única.
Berlim e Paris chegaram a acordo sobre uma proposta conjunta com vista à criação de um orçamento para a Zona Euro que promova a competitividade e convergência no seio do bloco da moeda única.
O presidente do fórum de ministros das Finanças da moeda única "desvendou" perante os eurodeputados algumas das ideias que defende para os moldes que esse orçamento pode vir a ter, enfatizando que o mesmo deve ser "complementar aos instrumentos já disponíveis para todos os Estados-membros da União Europeia".
A produção das indústrias na região da moeda única desceu 4,2% em dezembro, em termos homólogos, a maior queda em nove anos. Apesar do desempenho negativo no final do ano, este indicador cresceu 1,1% em 2018.
O presidente do Eurogrupo discursou no Parlamento Europeu nas celebrações dos 20 anos do euro, pedindo uma "longa vida" à moeda única.
O ex-presidente do Banco Central Europeu identificou os sucessos do euro, argumentando que a superação da crise é o exemplo da resiliência da moeda única.