
Sanções à Rússia tiveram pouco impacto na guerra
"A economia russa está atualmente a crescer fortemente graças ao ‘boom’ da defesa", revela Vasily Astrov, especialista em assuntos russos do Instituto de Estudos Económicos Internacionais de Viena.
"A economia russa está atualmente a crescer fortemente graças ao ‘boom’ da defesa", revela Vasily Astrov, especialista em assuntos russos do Instituto de Estudos Económicos Internacionais de Viena.
O militar Sergei Shoigu foi substituído pelo economista Andrei Belousov, que nunca serviu no exército. Kremlin justifica com aposta na inovação, mas amigo de Putin sai após várias polémicas.
A lista inclui sete países da ex-União Soviética, assim como os quatro Estados que juntamente com a Rússia constituem o grupo BRICS.
O primeiro-ministro russo pede que o país reaja com unidade: "Precisamos de agir juntos, como uma só equipa, e manter a união de todas as forças reunidas em torno do presidente".
O grupo Wagner decidiu ocupar a cidade de Rostov, no sul da Rússia, e anunciou estar contra as chefias militares. Putin falou ao país, sem referir o nome do líder do grupo de mercenários, para falar em "facada nas costas" e prometer a reposição da normalidade. O jornalista João Carlos Barradas faz uma análise do impacto que este motim armado pode ter para a liderança de Vladimir Putin.
Ministro dos Negócios Estrangeiros russo disse que "não é possível falar de uma competição justa" perante uma "tentativa grosseira de alguns países de macular o nosso país". Para Serguei Lavrov outros participantes "consideraram melhor agir descaradamente de má-fé do que competir entre iguais".
Os Estados Unidos vão impor novas sanções à Rússia, como uma forma de condenar o país pelas atrocidades em Bucha, a alguns quilómetros de Kiev, a capital.
Invasão, sanções, condenações, mortes, explosões e promessas de apoio. A guerra na Ucrânia já causou milhares de mortes e criou centenas de milhares de refugiados.
A CoviVac foi registada pelo Ministério da Saúde. 45% das pessoas com mais de 60 anos foram vacinadas no país.
Nas últimas 24 horas foram contabilizados 22.410 novos casos do novo coronavírus, 5.882 deles em Moscovo, principal foco de infeção no país.
Presidente da Bielorrússia garante ter provas de que o envenenamento do opositor russo Alexei Navalny foi "falsificado" pelos ocidentais para dissuadirem Moscovo de intervir na Bielorrússia, agitada pela contestação popular.
Autoridades russas sublinham há vários dias que o declínio da doença já começou no país, mas número de novos casos só baixou pela primeira vez esta quarta-feira.
Rússia contabilizou 9.263 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, no mesmo dia em que ultrapassou as 2.800 mortes causadas pelo novo coronavírus.
A mortalidade devido ao novo coronavírus permanece baixa em comparação com outros países, com 2.305 vítimas registadas oficialmente.
Dmitry Peskov, que geralmente acompanha o presidente russo em todas as suas deslocações, não promovia a habitual conferência de imprensa diária desde 6 de maio.
A nova revisão constitucional é vista como um esforço de Putin para conquistar uma nova posição de poder, permitindo-lhe permanecer no comando do Estado após o seu mandato atual.