
Michelin quer colocar Portugal no mapa da gastronomia mundial
Portugal "é um lugar cada vez mais atraente para jantar fora e o cliente será ainda mais exigente", frisa o diretor internacional do Guia Michelin.
Portugal "é um lugar cada vez mais atraente para jantar fora e o cliente será ainda mais exigente", frisa o diretor internacional do Guia Michelin.
Encanto, de José Avillez e João Diogo, em Lisboa, é o primeiro restaurante vegetariano a ser distinguido pelo guia em Portugal.
"Há um verdadeiro dinamismo e, de um ano para o outro, vemos que o nível do panorama gastronómico local, a criatividade, a diversidade estão realmente a aumentar", comentou Gwendal Poullennec, em entrevista à agência Lusa.
O restaurante algarvio A Ver Tavira é um dos cinco novos restaurantes portugueses distinguidos com uma Estrela Michelin. Recorde agora a nossa passagem por lá e a entrevista com o chef Luís Brito.
Portugal soma sete restaurantes com duas estrelas ('cozinha excecional, merece o desvio') e 21 com uma estrela ('cozinha de grande nível, compensa parar'). Nunca recebeu a classificação máxima, de três estrelas.
O chef que tem lutado pela ajuda ao setor da restauração perante os prejuízos da pandemia ganhou a sua primeira estrela Michelin. O restaurante Eneko Lisboa também tem agora uma estrela
Chefe executivo, Leonel Pereira, anunciou que restaurante foi "vendido". Anúncio surge dois dias depois do restaurante de Almancil ter mantido a sua estrela, conquistada em 2015.
A abertura do Fifty Seconds by Martín Berasategui foi um dos acontecimentos gastronómicos de 2018 e agora venceu uma estrela Michelin.
Três restaurantes portugueses perdem estrela e outros quatro ganham a sua primeira.
Depois da primeira estrela Michelin os restaurantes ganham clientes e confiança, mas é também preciso reforçar a equipa. É o que dizem os chefs dos três restaurantes distinguidos em Portugal em 2018
Henrique Leis foi o primeiro chef em Portugal a renunciar à classificação justificando a decisão com "o cansaço" e com o desejo de "fazer outras coisas", ao fim de 19 anos.
No mês em que abriu o primeiro restaurante em Portugal, o 'chef' Martín Berasategui viu as estrelas Michelin dos seus restaurantes aumentarem para 10.
Gwendal Poullennec destacou o trabalho de "jovens chefs" que aliam o respeito pelas raízes e a criatividade para "aproveitar ao máximo os excepcionais produtos".
Claire Dorland-Clauzel diz que inspetores que atribuem estrelas se comportam como clientes normais.
Portugal conhece hoje quais são aqueles que a Michelin considera os melhores restaurantes, num ano que será "de consolidação" para a gastronomia nacional.
Portugal conquistou duas novas classificações de duas estrelas na edição de 2017 do Guia Michelin, que atribui ainda sete novas distinções de uma estrela a restaurantes portugueses, foi hoje anunciado em Girona, Espanha.