
Máscara na rua em Espanha deixa de ser obrigatória a partir de quinta-feira
Governo espanhol vai levantar medida em vigor desde 24 de dezembro para lutar contra a variante Ómicron na próxima terça-feira, entrando em vigor dois dias depois.
Governo espanhol vai levantar medida em vigor desde 24 de dezembro para lutar contra a variante Ómicron na próxima terça-feira, entrando em vigor dois dias depois.
Questionado se entende que deve ser retomado o uso obrigatório de máscara na rua, o Presidente da República respondeu: "Isso, claro, isso é evidente".
Obrigação durou 318 dias. A DGS recomenda que sejam usadas na rua por "pessoas mais vulneráveis", sempre que "circulem fora do local de residência ou permanência habitual". Aglomerados e dentros das escolas, são outras situações em que continua a ser recomendado o seu uso.
Medida deixa de estar em vigor a partir do próximo dia 12 de setembro. PSD já tinha anunciado que só um agravamento súbito da pandemia da covid-19 nos próximos dias impediria os sociais-democratas de defender o fim das máscaras na rua.
Uso de máscara na rua deixa de ser obrigatório na próxima fase de desconfinamento, desde que seja assegurado o distanciamento social. Esplanadas deixam de ter restrições de lotação ao terceiro nível.
Esta é a terceira renovação do diploma, mas desta vez foi o PS o autor do projeto-lei, depois de o PSD ter anunciado na terça-feira que não iria voltar a entregá-lo, considerando que "é mais coerente", nesta fase da pandemia, que esta seja uma opção legislativa do Governo.
"Entendemos que, neste momento de maior abertura e em que o Governo até já legislou sobre o uso de máscaras na praia, seria preferível que o Governo ficasse com esta responsabilidade sobre as máscaras na rua", justificou Adão Silva.
A obrigatoriedade de uso de máscara na rua para travar a propagação da covid-19 caiu, mas governo apela aos israelitas para manterem a máscara à mão.
As pessoas são levadas até 20 quilómetros de distância para depois, voltarem para trás a pé como castigo.
Sondagem revela que 45% dos portugueses discorda do uso obrigatório de máscara na rua e 7% tem dúvidas. O uso de máscaras em espaços públicos é obrigatório desde 28 de outubro.
"É obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade a partir dos 10 anos para o acesso, circulação ou permanência nos espaços e vias públicas", escreveu o Presidente.
A lei que obrigará a usar máscaras em espaços ao ar livre entrará em vigor assim que Marcelo promulgue o diploma. Ficará em vigor 70 dias - e quem não cumprir está sujeito a multas entre os 100 e os 500 euros.
O diploma que tornará obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos será votado no dia 23 de outubro.
Rui Rio anunciou que o partido irá avançar com um diploma que impõe obrigatoriedade do uso de máscara na rua, mas sem as referências ao uso obrigatório da aplicação StayAway Covid.
André Ventura considera não existir evidências científicas de que o uso de máscara na rua controle a propagação da Covid-19 e entende que a medida do Governo "vai criar saturação" e "ainda mais tensão".
Ministra da Saúde explicou esta quarta-feira que o uso de máscara na rua não vai ser obrigatório a partir de amanhã, mas recomenda a medida em locais fechados e onde não é possível respeitar o distanciamento social.