
Gelados em Lisboa e jazz em Sintra: 10 propostas para o fim de semana
O fim de semana traz artes performativas a Sines, concertos em Lisboa e em Sintra, e um festival gastronómico na Amadora.
O fim de semana traz artes performativas a Sines, concertos em Lisboa e em Sintra, e um festival gastronómico na Amadora.
Da edição à comercialização, há novas propostas literárias a dar alento a uma comunidade de leitores atenta a narrativas diversas e consumos sustentáveis. Fomos conhecer alguns desses projetos.
Irá abrir após obras de melhoramento que não comprometem as características arquitetónicas e decorativas originais.
Fundou o festival Folio, em Óbidos, o Latitudes, no mesmo concelho e foi um dos criadores da Rede de Livrarias Independentes (RELI). Tinha 69 anos.
Durante um mês, não se pôde vender livros cara a cara em Portugal. O governo permitiu algumas exceções, mas a proibição afetou gravemente todo o setor e há queixas de que as novas regras prejudicam as pequenas livrarias.
Até 1 de março, está em vigor o 11.º estado de emergência devido à pandemia do novo coronavírus. Recorde as regras.
Os estabelecimentos comerciais que já estavam abertos ao público vão poder voltar a vender livros e materiais escolares. Mas APEL quer reabertura de livrarias.
A ideia partiu da Câmara Municipal de Lisboa que lançou o desafio à FNAC, rendendo daqui benefícios para ambas as partes.
"Eu vim aqui agradecer e apelar: venham ajudar a Livraria Barata, para que ela possa realmente sobreviver e afirmar-se", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, apontando a Barata como "um exemplo de resistência do livro e das livrarias independentes".
A Livraria Barata, em Lisboa, criada em 1957, vive uma situação financeira de emergência que se agravou com a pandemia e o confinamento.
A Poesia Incompleta é uma livraria dedicada em exclusivo aos versos. A pandemia fechou-lhe as portas, mas continuou ativa - assim como as outras associadas da ReLi - Rede de Livrarias Independentes
Se a arte de amanhã tiver menos sexo, desejo e fisicalidade do que a arte de ontem, poderá ser um espelho dos nossos cem dias de solidão, mas não fará justiça ao que fomos, somos e queremos ser
Juntamente com o lançamento da rede e do respetivo site, são lançadas duas ações conjuntas, "Livraria às Cegas" e "Fique em Casa", numa tentativa de manter em movimento o negócio dos livros, procurando fazer face à atual conjuntura.
Os livreiros têm denunciado estes encerramentos e alertam para a situação de asfixia que vivem as livrarias independentes, apelando a medidas concretas que ajudem à sua sobrevivência.
Feira de arte arranca hoje em Lisboa. São esperadas 15 mil pessoas de todo o Mundo.
O Governo aprovou uma nova lei que impede os livreiros de fazer descontos elevados nos livros editados ou importados há menos de 18 meses bem como outros tipos de promoções