Sábado – Pense por si

Vasco Rato

100 anos da União Soviética. A tragédia da utopia leninista

A URSS foi para muitos a esperança de um mundo fraterno, solidário e igualitário. Um raio de luz contra o capitalismo. Mas acabou por se tornar um sinónimo de tirania, terror e servidão, que deixou para trás um legado de muitos milhões de mortos

8
João Carlos Barradas

O sétimo secretário-geral

Na terça feira morreu o último presidente da União Soviética, Mikhail Gorbatchov, aos 91 anos.

João Carlos Barradas

Dia da Vitória. As perdas e danos de Putin

Um chefe temido e sem temor, um vojd na tradição russa, tem de vencer no campo de batalha ou, então, está condenado. O presidente russo tem escassas alternativas.

Picadora de carne humana

Há também um quadro emocional ou afectivo que explica esta melancolia soviética (e que talvez contrarie a ideia de que Putin é – ou sempre foi – um monstro frio e empedernido), mas associado ao mar Negro e à Ucrânia.

Putin ressuscita super-frango russo

Para Putin, é um risco de segurança inaceitável que haja tanto poder sobre a carne em tão poucas mãos estrangeiras. E as preocupações não se limitam ao frango.

C.A.C.

Como Portugal acompanhou o fim da Primavera de Praga

A invasão soviética da noite de 20 para 21 de Agosto de 1968 pôs fim a um período de reformas liberais. As duas décadas de ocupação que só terminaram com a chamada Revolução de Veludo, em 1989.

Mariana Figueiras

12 tesouros da Europa

Saiba o que não pode perder quando visita estas cidades. Portugal também está nesta lista

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)