Sábado – Pense por si

Ana Taborda

O poder estrangeiro que dominou Portugal

Controlam as maiores companhias cotadas e estratégicas, como a EDP, REN e ANA. Dominam quase todos os bancos e seguradoras. Tornaram-se donos de hospitais privados e de redes de telecomunicações, gerem várias autoestradas. São chineses, angolanos, espanhóis, franceses e de muitos outros locais – onde há dinheiro para investir, o que falta por cá.

Lusa

Fundo norte-americano lança oferta de compra da Greenvolt

Fundo Gamma Lux lançou formalmente "uma oferta pública geral e voluntária de aquisição da totalidade das ações" da Greenvolt, de acordo com um comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Bruno Faria Lopes

Como os bancos vendem os créditos malparados

O negócio à volta do lixo bancário é um dos mais quentes do momento. As vendas a preço de saldo envolvem noitadas de trabalho, viagens a destinos exóticos - e negociação dura.

Bruno Faria Lopes

A imparável ascensão dos fundos-abutre

São donos de bancos e seguradoras, de autoestradas e centros comerciais, de milhares de casas e de dívidas de pessoas e empresas. Compram para vender – e não vão ficar por aqui.

A maior história na economia portuguesa

A influência cada vez maior dos grandes fundos de "private equity", que agem sobretudo como abutres, é uma das grandes histórias em curso na economia portuguesa. Entre benefícios e custos, a presença destes fundos, tal como dos investidores chineses, demonstra as marcas duradouras deixadas pela crise.

Venda da rede de fibra da Meo atrai interesse de quatro fundos estrangeiros

A Altice está a estudar a venda da rede de fibra portuguesa, avaliando este ativo em cerca de cinco mil milhões de euros. Entre os interessados estão a Brookfield, a KKR, a Macquarie e um quarto fundo canadiano, segundo a Bloomberg, que adianta que os interessados avaliam a rede da Meo entre 3,5 e quatro mil milhões de euros.

"Muito, muito perto" de Trump dá ganhos às bolsas

As bolsas dos EUA encerraram em alta, sustentadas pelo otimismo em torno das negociações comerciais entre Washington e Pequim. Depois de ontem o presidente norte-americano ter falado em progressos nas conversações, hoje reiterou esse cenário e já está a agendar cimeira com o homólogo Xi para assinarem um acordo.

Novo Banco começa 2019 sem França

O Novo Banco concretizou a venda do BES Vénétie ainda em 2018. A transacção com o Cerberus - que tinha sido um dos cinco finalistas para a compra do herdeiro do BES em 2015 - causou perdas no ano passado, mas vai melhorar os rácios este ano.

Tráfego de acesso à internet fixa bate recorde

No primeiro semestre deste ano, o tráfego de acesso à internet em banda larga fixa bateu máximos históricos. A Meo lidera no tráfego e no número de acessos, a Vodafone foi a única que cresceu.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente