Eurovisão: Contas feitas 35 países vão competir no concurso em 2026
Espanha, Irlanda, Países Baixos, Eslovénia e Islândia anunciaram que não participariam na 70.ª edição do concurso como forma de boicotar a presença de Israel no concurso.
Espanha, Irlanda, Países Baixos, Eslovénia e Islândia anunciaram que não participariam na 70.ª edição do concurso como forma de boicotar a presença de Israel no concurso.
Espanha, Eslovénia, Irlanda e Países Baixos também não irão participar no festival.
Moção aprovada pede que a administração reveja a sua posição.
Aos 38 anos, consolida a posição como favorito à chefia do Governo neerlandês, prometendo estabilidade política e reforço do papel europeu dos Países Baixos. A acontecer, pode ser o mais novo a ocupar o cargo desde a Segunda Guerra Mundial.
Dois dos atacantes foram “neutralizados” logo após o início do tiroteio.
A carta, dirigida à chefe da delegação espanhola, Ana María Bordas, recorda à RTVE que as regras da Eurovisão "proíbem as declarações políticas que podem comprometer a neutralidade do concurso".
A final de hoje pode ser acompanhada em Portugal em direto, a partir das 20:00, na RTP1, na RTP Internacional e na plataforma RTP Play.
Na primeira semifinal foram selecionados: Portugal, Noruega, Albânia, Suécia, Islândia, Países Baixos, Polónia, São Marino, Estónia e Ucrânia.
Nesta primeira semifinal, 10 temas vão garantir o bilhete para a final. As casas de apostas colocam Portugal no 15.º lugar dos favoritos, ou seja, com poucas probabilidades de apuramento.
A cidade suíça que promove inclusão e diversidade terá de competir com as hostilidades sentidas desde a edição do ano passado, criadas pela participação de Israel no festival.
Entre os subscritores encontra-se Salvador Sobral.
[A democracia] nem sempre resiste a tudo. É um regime difícil, antinatural, exigente, não tem nenhum acordo com a eternidade, depende de quem a defenda. Talvez sobreviva ao que aí vem, mas só quem percebe bem demais Trump e não quer alimentar a sua vaidade, o seu poder e a sua bolsa, o pode fazer
A equipa negocial de Israel reuniu-se no fim de semana com os mediadores, em Doha exigindo que, em vez de novas negociações, fosse respeitado o que já tinha sido acordado nos meses anteriores com base numa proposta do Presidente dos EUA, Joe Biden.
Participação de Israel na Eurovisão tem sido contestada, desde o eclodir da guerra no Médio Oriente. Na quarta-feira, Eden Golan participava nos ensaios para a segunda semifinal que decorre esta quinta-feira, quando foi vaiada.
"Se houver um acordo, suspenderemos a operação", disse Israel Katz em entrevista televisiva.
Nasceu na cidade de Venlo, cresceu numa família católica e fundou o Partido da Liberdade (PVV), em 2006. Tem 60 anos, defende políticas anti-imigração e descreve o Islão como "uma ideologia de uma cultura atrasada".