Lídia Pereira: Solidariedade Intergeracional e neutralidade carbónica na Europa
Catarina Caria entrevista a eurodeputada Lídia Pereira sobre as políticas europeias para o ambiente e os jovens na União Europeia, entre outros temas.
Catarina Caria entrevista a eurodeputada Lídia Pereira sobre as políticas europeias para o ambiente e os jovens na União Europeia, entre outros temas.
No primeiro episódio do "União de Facto", Catarina Caria senta-se com Lídia Pereira, deputada ao Parlamento Europeu desde 2019 e também presidente da Juventude do Partido Popular Europeu. A neutralidade carbónica em 2050 é possível? E qual é, afinal, o papel dos jovens na construção de uma União Europeia do futuro? São algumas das perguntas que exploramos esta semana.
A declaração de Schuman foi o mote para uma Europa livre, democrática, de paz e segurança, de progresso e de direitos, a que muito devemos e que mais do que uma herança, queremos continuar a construir.
A mais jovem dos 21 eurodeputados portugueses considera a lei europeia do clima, aprovada nesta legislatura, um passo fundamental para um ambiente mais saudável.
No discurso de abertura do 38º Congresso do PSD Rui Rio alinhou a estratégia do partido para os próximos anos: nem à esquerda, nem à direita: o foco é ao centro. Mas será que os militantes estão com o líder ou com um pé à direita?
Cabeça-de-lista do PSD às europeias aproveitou críticas de António Costa à política-espectáculo para lembrar a participação do primeiro-ministro no programa televisivo com a família, no qual cozinhou cataplana.
O PSD vai apresentar às próximas europeias uma lista que integra José Manuel Fernandes, Graça Carvalho ou Álvaro Amaro.
O líder social-democrata, Rui Rio, considerou este domingo que o PSD vai ter a vida "mais facilitada" nas eleições europeias porque o PS escolheu para cabeça-de-lista o ex-ministro Pedro Marques, que tutelou a área "mais fraca" do Governo.
Decisão foi tomada no domingo, em Conselho Nacional Extraordinário da juventude social-democrata.
A manchete do jornal Público levou Duarte Marques a escrever uma carta à chanceler alemã, onde nota que a política de austeridade imposta a vários países da Zona Euro tem rendido votos no imediato a Ângela Merkel. Para o deputado do PSD, a "desresponsabilização" perante a política de austeridade representa "oportunismo" político.
Classificado como um "europeísta moderado", Letta, 46 anos, já foi eurodeputado, três vezes ministro e subsecretário da Presidência durante o Governo de Romano Prodi. É o segundo mais jovem primeiro-ministro italiano.
O primeiro-ministro afirmou hoje que "mantém" as afirmações sobre o desemprego poder ser uma oportunidade e acrescentou que Portugal "está cansado das crises artificiais" que querem "aproveitar qualquer coisa" para tentar criar "uma tensão enorme no país".