José Manuel Pureza: a rezar a Deus e a Marx
A sua newsletter de terça-feira.
A sua newsletter de terça-feira.
Foi o único deputado católico do BE e rosto da luta pela eutanásia: "Não funciono por gavetas". Menos radical que a atual direção, é candidato à liderança do partido. Cinéfilo, bem-humorado e "dá-se com todos" (do PCP ao CDS).
O bloquista tem 66 anos, nasceu em Coimbra e foi eleito deputado por este círculo eleitoral pela primeira vez em 2009.
José Manuel Pureza afirmou que foi tornada mais evidente a fragilidade que há no SIRESP. Já Rui Ribeiro considerou que esta matéria não é fácil de resolver.
"Creio que este veto que agora acontece é um veto que tem uma raiz clara: a oposição pessoal do Presidente da República à despenalização [da morte medicamente assistida]", disse José Manuel Pureza.
"Fomos naturalmente sensíveis àquilo que o Tribunal Constitucional declarou e procurámos fazer algumas reformulações com todo o rigor, com toda a cautela, com minúcia jurídica, para que os obstáculos pudessem ser superados", salienta José Manuel Pureza.
André Ventura não pediu suspensão por doença grave, licença de paternidade ou devido a processo judicial - as razões previstas no Estatuto dos Deputados.
A propósito da reforma do sistema judicial proposta pelo PSD aos restantes partidos com assento parlamentar, o deputado bloquista José Manuel Pureza dá prioridade a "decisões concretas" em vez de um "mega-acordo" de "intenções".
O bloquista invocou a "tenacidade de João Semedo" para reforçar a necessidade de continuar a lutar pela despenalização da morte assistida.
José Manuel Pureza reage à SÁBADO às palavras de Cavaco Silva que acusou BE e PCP de se curvarem perante o Governo. "Cavaco queria regredir, o BE conseguiu que se avançasse", diz o dirigente bloquista.
Idêntica foi a perspectiva defendida pelo deputado do Bloco de Esquerda e vice-presidente da AR José Manuel Pureza, quando recordou a visão de Arnaut ao criar o SNS,
Sem se aperceber, José Manuel Pureza, deputado do Bloco de Esquerda, confunde "moral" com "moralismo", como se fossem a mesma coisa. Não são.
O Governo e os parceiros à esquerda chegaram já a um acordo para a redução do IVA na factura da electricidade, confirmou Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda.
A SÁBADO falou com Bruno Vitorino (PSD), Paula Teixeira da Cruz (PSD), Cristóvão Norte (PSD) e José Manuel Pureza (BE).
O PS faz um balanço "muito positivo" dos dois anos de mandato de Marcelo Rebelo de Sousa como Presidente da República. Veja o que dizem todos os partidos ouvidos pela Lusa.
Um grupo de intelectuais e políticos da esquerda à direita, assina um manifesto publicado esta sexta-feira, 6 de Outubro, no Público em que condena os atropelos aos direitos cívicos cometidos pelo governo espanhol e acusa as autoridades de desrespeitarem o direitos dos catalães de "disporem de si próprios".