
Incêndios: Bruxelas quer financiamento adequado e estratégia eficaz para responder a catástrofes
"Estas tragédias já não são anomalias, são a norma e assim serão no nosso futuro", alertou o comissário para a Gestão de Crises.
"Estas tragédias já não são anomalias, são a norma e assim serão no nosso futuro", alertou o comissário para a Gestão de Crises.
Estas tomadas de posição sucedem-se à publicação de um relatório, solicitado pela ONU, que concluiu que a UNRWA falhava na "neutralidade" na Faixa de Gaza, mas também que Israel não tinha fornecido "provas" de alegados laços de alguns dos seus membros com "organizações terroristas".
Seis pessoas foram levadas para o hospital com problemas respiratórios mas todas receberam alta depois do tratamento, uma pessoa partiu a perna durante a evacuação de um hotel e permanece hospitalizada, assim como uma grávida.
"É bom estar de volta a Kiev, pela minha quarta vez desde a invasão da Rússia", escreveu a presidente da Comissão Europeia no Twitter.
Na estação de Przemysl, na fronteira polaca, são milhares os ucranianos que chegam em fuga da guerra. Crianças, bebés e as suas mães são a maioria. Não sabem o que vão fazer a seguir, mas estão a receber ajuda para se instalarem na União Europeia.
"Criámos uma medida protetora de um ano para que os ucranianos possam ter acesso a tudo o que um europeu tem", afirmou Ylva Johansson em Medyka-Shegyni, onde se encontra a SÁBADO.
Membro da equipa da comissária portuguesa testou positivo à covid-19. A Comissão Europeia tem atualmente quatro comissários em quarentena.
As 30 toneladas de ajuda essencial enviadas hoje pela União Europeia incluem ambulâncias, equipamento de combate a incêndios, equipamento de proteção individual, medicamentos e equipamento de telecomunicações.
Após as explosões que destruíram a capital libanesa, a CE dá mais 30 milhões para juntar aos 33 que já tinha dado para as necessidades mais urgentes
Os meios disponibilizados por Bruxelas, depois da ativação do Mecanismo de Proteção Civil da UE a pedido de Beirute, irão trabalhar com as autoridades libanesas.
Rússia vai enviar cinco aviões com hospitais de campanha e laboratórios de testes à Covid-19, França envia dois com 55 pessoas e 15 toneladas de material médico de emergência.
De acordo com o responsável pela área da Gestão de Crises, "a União Europeia está disponível para fornecer mais assistência" a Portugal, se necessário.
Embora as máscaras tenham sido doadas a várias instituições da UE, a Comissão Europeia decidiu enviá-las para Itália e Espanha, os países mais afetados pela pandemia do novo coronavírus na Europa comunitária.
"Até ao momento, e durante esta crise de saúde, não recebemos qualquer pedido de Portugal", revelou o comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic.
"Estamos cientes de que tempos extraordinários exigem medidas extraordinárias, e vivemos esses tempos", apontou comissária da Saúde.
Ursula von der Leyen anunciou que o nível de risco subiu "de moderado para elevado para as pessoas na UE". Foram detetados dois casos em Portugal.