Estados Unidos reativam acordo comercial preferencial com 30 países africanos
A extensão do acordo foi incluída numa lei promulgada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
A extensão do acordo foi incluída numa lei promulgada pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
Scott Bessent diz que é a melhor decisão possível.
O aumento de preço aplica-se aos novos medicamentos considerados "inovadores" e às compras feitas pelo serviço público de saúde do Reino Unido.
Por sua vez, Trump anunciou que reduzirá de 20% para 10% as tarifas que impôs este ano a Pequim em resposta ao seu papel no tráfico de fentanil.
Trump afirmou que Washington e Pequim "vão trabalhar juntos" para pôr fim à guerra na Ucrânia. O líder norte-americano revelou ainda que não abordou a questão de Taiwan durante a conversa com Xi.
Trump chegou a deixar em dúvida a realização deste encontro, num contexto de tensões comerciais entre os EUA e a China.
Trump adiantou que vai falar ao telefone com o Presidente chinês, Xi Jinping, sobre o acordo na sexta-feira.
A reunião decorrerá após uma conversa telefónica entre Trump e o homólogo chinês, Xi Jinping.
As declarações de Trump surgem numa altura em que a imprensa norte-americana avança com a possibilidade de os dois líderes abordarem, por telefone, um acordo final que atenue as tensões comerciais.
Em causa está o impasse nas negociações. O presidente norte-americano ameaçou ainda a Apple com taxas de 25% se iPhones não forem feitos nos EUA.
Num sinal da importância do que está em jogo, os dois países enviaram "pesos pesados" para o encontro na Suíça: o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, o representante do Comércio dos EUA, Jamieson Greer, e o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng.
O líder norte-americano garante que a Administração vai olhar para os semicondutores e para toda a cadeia de abastecimento eletrónica.
A líder mexicana indicou que revelará a sua resposta às políticas de Trump depois de 2 de abril, data que Trump classificou de "Dia da Liberdade dos EUA" porque imporá tarifas recíprocas a todos os países que cobram impostos comerciais ao seu país.
Trump acrescentou que, no caso dos semicondutores e dos produtos farmacêuticos, as tarifas serão de 25% ou mais "e vão aumentar muito substancialmente ao longo do ano".
De Elon Musk a Kristi Noem, descubra os nomes que compõem o governo republicano que sucederá ao de Joe Biden. Jà houve uma desistência na corrida a procurador-geral e uma nova nomeação.