
Festas de Lisboa: os arraiais e os concertos
Concertos de Carminho, Rui Massena, e D.A.M.A. com convidados, 16 Arraiais Populares e cinema ao ar livre na Quinta das Conchas são algumas das propostas de celebração das Festas de Lisboa.
Concertos de Carminho, Rui Massena, e D.A.M.A. com convidados, 16 Arraiais Populares e cinema ao ar livre na Quinta das Conchas são algumas das propostas de celebração das Festas de Lisboa.
Pacientes são maioritariamente raparigas a transacionar para rapazes. Médicos alertam para fenómeno de contágio social em congresso mundial realizado em Lisboa.
A escritora e o empresário são identificados na queixa feita por "atos agravados de cyberbullying", confirmou o advogado da pugilista argelina no centro de uma polémica sobre o seu género.
Um emaranhado de ideias supinamente obtusas turva os monólogos entusiastas nestes debates sobre reconhecimento público irrestrito de autoidentificação sexual ou direito à livre expressão.
Imane Khelif chegou a ser desqualificada de uma competição de boxe por, alegadamente, ter cromossomas XY. O Comité Olímpico considerou esta decisão "arbitrária". ILGA lamenta "polémica sustentada em desinformação e bullying".
Zélia FIgueiredo, responsável pela Estratégia da Saúde para a comunidade LGBT para o Serviço Nacional de Saúde, defende a manutenção do termo "pessoas que menstruam".
"Prevê-se que esta alteração possa ser feita ainda neste ano, estando disponível no próximo ciclo de rastreios", anunciou Margarida Balseiro Lopes.
A organização da marcha está a cargo da Transmutar, uma rede de ativistas Trans, não binários e intersexo, e Caeiro, um dos elementos da estrutura explicou que esta é uma iniciativa que se enquadra no mês da visibilidade trans, que decorre em março.
Em Portugal, 23% dos jovens já teve pensamentos ou comportamentos suicidas. Esta prevalência é ainda maior quando falamos em minorias sexuais, isto é, jovens pertencentes à comunidade LGBTQIA+.
O Parlamento é dissolvido esta segunda-feira e nos últimos 15 dias, foram aprovadas dezenas de propostas de lei sobre os mais variados temas.
Elimina-se assim a atual obrigatoriedade de os nomes próprios terem de ser identificados com o sexo masculino ou feminino.
O novo diploma prevê que as escolas devem definir "canais de comunicação e deteção", identificando um responsável ou responsáveis "a quem pode ser comunicada a situação de crianças e jovens que manifestem uma identidade ou expressão de género que não corresponde ao sexo atribuído à nascença".
Quatro associações lamentam não terem sido ouvidas pelos deputados e pedem audiência com urgência ao Presidente da República, a quem caberá promulgar ou não a lei.
O agressor, é, na maior parte das situações, desconhecido da vítima (31%).
A OCDE divulgou um estudo que acompanhou uma experiência feita em França. Em Portugal, a ILGA já esteve envolvida num projeto semelhante e espera maior procura por parte das escolas.
Criou a própria marca de cuidados de beleza e hoje defende que as pessoas trans merecem reconhecimento e visibilidade.