Sábado – Pense por si

Alexandre R. Malhado

Chega em defesa da remigração

Dirigentes do Chega têm apoiado a deportação forçada de imigrantes legais. Pacheco de Amorim recebeu ativista de extrema-direita e o partido fez-se representar numa cimeira extremista.

Lucília Galha

Sabe escrever em bom português?

Não há nenhuma profissão em que não seja preciso, diz o linguista Marco Neves. O investigador da Universidade Nova lançou um guia e fez um questionário para a SÁBADO.

Editorial

O Estado da Nação

AD e Chega cumprem uma espécie de ritual de acasalamento político, e a enorme maioria de direita no parlamento, como aqui se previu em tempo, vai ganhando forma e conteúdo como suporte da governação.

Marco Alves

Dito e feito: Cunha Vaz entrou no Governo (via Ana Paula Martins)

No meio da campanha eleitoral, ministra da Saúde assinou contrato-relâmpago com o assessor que, meses antes, lhe tinha dado uma formação "a título pessoal". Cunha Vaz, há muito ligado ao PSD, prometeu que em 2025 ia colher os frutos do que andara "a semear".

5
Bruno Faria Lopes

O projeto político do influenciador (e empresário) Miguel Milhão

O dono da Prozis, patrocinador do polémico anúncio contra o aborto, tem um podcast com 100 mil seguidores, está a formar uma “comunidade” chamada "V Império" e a tentar legalizar um novo partido político libertário na economia e ultraconservador nos valores, com os estatutos copiados dos do PCP. Milhão vai criar uma fundação "pró vida” e tem a ambição de entrar no negócio nos media. Para onde corre?

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30