
A casa pronta e metida nos contentores
O tradicional transporte de mercadorias já não acolhe apenas carga. É cada vez mais a estrutura de hospitais, escolas, ginásios, escritórios ou de moradias que são casa de família.
O tradicional transporte de mercadorias já não acolhe apenas carga. É cada vez mais a estrutura de hospitais, escolas, ginásios, escritórios ou de moradias que são casa de família.
Segundo dados divulgados pela associação, em apenas um ano, 158 mulheres açorianas requereram a interrupção voluntária da gravidez, mas apenas 10% conseguiram fazê-la no arquipélago. As restantes tiveram de se deslocar ao continente.
O incêndio no hospital de Ponta Delgada, que ocorreu em 04 de maio de 2024, e que obrigou a deslocalizar serviços e doentes do HDES para outras unidades de saúde na região, para a Madeira e para o continente, já não é tema de conversa diária, mas quando o assunto surge "tudo volta à memória".
Proximidade à família e aos amigos e os incentivos dados pelos governos são outras razões que convencem os profissionais a ficar.
O deputado do Livre Rui Tavares acusou Arruda de fazer o gesto "de forma consciente e deliberada". À SÁBADO, Miguel Arruda nega: "Eu não sou nazi, sou etnicamente judeu. Como é que eu poderia ser nazi?".
A SÁBADO teve acesso à baixa do Hospital do Divino Espírito Santo. Arruda enviou-a a Pacheco de Amorim e isolou-se na ilha. O deputado, que usa um pin da Mocidade Portuguesa, não sabe quando volta.
"O militar foi de imediato evacuado, em ambulância, para o Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada", adianta nota oficial do Exército.
O relatório técnico "resultou de visitas ao local do incêndio, da audição de trabalhadores e da análise de documentação solicitada pelos peritos".
As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
"Há situações graves. É preciso que a população tenha conhecimento da falta de segurança nos cuidados médicos a prestar no serviço de urgência a partir de hoje, nomeadamente na ilha de São Miguel", declarou Margarida Moura.
Casal tinha medo que o bebé fosse institucionalizado.
"Nesta fase, a maior dificuldade que temos é de recursos humanos na colheita e dos próprios testes. Há uma falta de testes em todo o mundo. Existe uma grande procura", afirmou.
Na ilha de São Miguel, para aceder a estes eventos será ainda necessário apresentar "um teste negativo PCR, realizado nas últimas 72 horas, ou um teste negativo de antigénio realizado nas últimas 24 horas", independentemente de a pessoa estar ou não vacinada.
"Está a haver um trabalho de recuperar todos aqueles negativos que não foram notificados, por impossibilidade", explicou secretário da Saúde do Governo dos Açores.
Secretário regional da Saúde sublinhou que a situação está ainda "controlada", mas disse que merece uma atenção especial.
A ARS determinou para os concelhos que se encontram em nível de Alto Risco o encerramento de todos os estabelecimentos de restauração, bebidas e similares