
Aumento da esperança de vida abranda na Europa desde 2011
"Os avanços na saúde pública e na medicina no século XX significaram que a esperança de vida na Europa melhorou ano após ano. Mas já não é assim", alerta cientista.
"Os avanços na saúde pública e na medicina no século XX significaram que a esperança de vida na Europa melhorou ano após ano. Mas já não é assim", alerta cientista.
Investigação estima que 18,2 milhões morreram em todo o mundo, devido à pandemia de covid-19.
O ano de 2020 ficou marcado por "um significativo retrocesso" no âmbito do Programa de Apoio Intensivo à Cessação Tabágica, com uma diminuição do número de locais de consulta (-51%), das primeiras consultas, do total de consultas realizadas (-39,2%).
Últimas projeções do Instituto de Métricas em Saúde da Universidade de Washington estimam que 21% da população portuguesa já esteve ou está infetada com covid-19. Média de mortes até ao final do ano será inferior a quatro por dia - números que não são registados desde julho.
Em 2019, 1,3 milhões de portugueses fumavam diariamente e 248 mil faziam-no ocasionalmente. Pela primeira vez desde 1987, o consumo de tabaco entre mulheres baixou. Tabagismo entre jovens também caiu, mas existem mais adeptos do tabaco aquecido.
As últimas estimativas apontam que 11,7% dos óbitos ocorridos em 2019 em Portugal tenham sido devido ao tabaco.
O número de mortes está próximo das estimativas iniciais da Casa Branca, que projetavam, na melhor das hipóteses, entre 100 mil e 240 mil mortes, mas já ultrapassou largamente as estimativas feitas posteriormente por Trump.
Novo estudo revela que o Reino Unido será o país europeu mais afetado e estima que haja cerca de 66 mil mortos naquele país.
Proposta feita pelos responsáveis do Programa Nacional para a Prevenção do Tabagismo aguarda resposta.
Diretora do Programa Nacional para Prevenção do Tabagismo recorda que o produto é mais barato e acessível o que leva ao aumento do consumo.
Um estudo norte-americano concluiu que apesar do açúcar e gorduras em demasia serem prejudicais para a saúde humana, o maior problema é causado pela ausência de comida saudável na dieta.
A exposição ao fumo ambiental de tabaco é maior na região autónoma dos Açores.
Os maços de tabaco com selo do ano anterior deixam de ser retirados obrigatoriamente do mercado no final do mês de Março. Governo segue acórdão do Tribunal Europeu depois de uma queixa de Bruxelas contra Portugal.
A taxa de obesidade em menores de 20 anos quase triplicou em Portugal entre 1980 e 2015, passando de 3% para 8%
Mulheres fumadoras estão a aumentar.